Todos os meses o Korean Business Research Institute compartilha uma análise para elencar os grupos de K-Pop que mais se destacaram. Por conta disso, o POPline decidiu descobrir quais foram os artistas mais populares do primeiro semestre de 2024! A seguir confira o Top 10 de janeiro a junho e nos diga o que pensa! Uma enquete foi montada para entender a preferência dos leitores.
LEIA MAIS:
- Marvel recorre a ídolos do K-Pop para promover “Deadpool & Wolverine”
- K-Pop: Entenda a polêmica entre a HYBE e a agência ADOR, do NewJeans
- Há espaço para o K-Pop nos grandes festivais de música do Brasil? Didi Wagner opina!
A pesquisa se baseia nos índices de participação do consumidor, cobertura da mídia, interação e conscientização da comunidade para criar o ranking. Dados coletados entre 18 de dezembro de 2023 até 13 de junho de 2024 mostram que vários grupos garantiram posições altas, principalmente no Top 10, durante todo tempo.
O SEVENTEEN, por exemplo, sai na frente como mais popular, pois conquistou o primeiro lugar duas vezes, em janeiro e fevereiro. Em março caiu para #5, depois foi para o #2 em abril, #3 em maio e, por fim, segundo lugar de novo em junho.
O IVE também ficou em alta, mas variando bastante nas posições. Em janeiro e fevereiro, esteve na quarta posição, já em março quase ficou de fora no Top 10. Mas em abril o grupo se reergueu, conseguindo o #5 e depois o topo em maio. Junho, por sua vez, pegou o terceiro.
E o BTS, apesar de ocupar posições mais baixas entre os dez mais falados, pegou o primeiro lugar em junho. Mas não foi à toa, isso porque o aniversário do grupo é celebrado no dia 13 de junho e, de quebra, um dos integrantes encerrou o alistamento militar. Jin foi o primeiro a voltar para as atividades e, mesmo em hiato, a BIGHIT organizou eventos especiais.
O BLACKPINK, por sua vez, foi o contrário. Em janeiro ficou no segundo lugar, após as integrantes renovarem seus contratos. Porém, não teve destaques expressivos nos meses seguintes – apesar de não ter saído do Top 10. O NewJeans, inclusive, teve quase a mesma recepção, só que não figurou o ranking principal em junho. Vale o destaque também para o (G)I-DLE, TWICE e ILLIT.