in

“Enigma”: tudo que já sabemos sobre a residência de Lady Gaga em Las Vegas

Lady Gaga estreia sua residência de shows “Enigma” na sexta (28/12), no Park Theater do resort Park MGM em Las Vegas. Faltando um dia para a primeira apresentação, sabe-se muito pouco sobre o que a popstar está preparando. Declarações dela, do stylsit e do coreógrafo envolvidos com o processo criativo são – propositalmente – extremamente vagas. Mas os fãs podem esperar algo impactante. “Uma residência única”, “algo nunca feito antes” e “um show diferente de tudo que Gaga já fez” foram algumas dessas declarações.

No comunicado de anúncio da residência, a cantora deixou no ar uma frase que pode estar guiando a concepção do show: “os desafios de bravura podem ser superados com criatividade e coragem que crescem da adversidade, amor e música”. Recentemente, ao não comparecer na pré-estreia do filme “Nasce uma Estrela” no Japão, a americana explicou que o motivo eram os ensaios para o show novo. “Estava muito ocupada me preparando para o show em Vegas, eu não podia ir. O show tem várias tecnologias diferentes e tem muitas mudanças, por isso, a fim de obter o melhor show, eu ainda preciso ajustar os detalhes. É por isso que eu não pude ir. Mas este show também contém elementos inspirados na arte japonesa!“, disse ao site Barks. Tecnologia e Japão, de fato, tem tudo a ver. Neste mês, a cantora postou alguns vídeos que a mostram com uma vestimenta de tecnologia sensível aos movimentos, típica de sets de filmagem para cinema, algo que possivelmente será usado para vídeos no telão da “Enigma”. Veja:

Visualizar esta foto no Instagram.

#Enigma #GagaVegas

Uma publicação compartilhada por Lady Gaga (@ladygaga) em

Visualizar esta foto no Instagram.

#Enigma #GagaVegas

Uma publicação compartilhada por Lady Gaga (@ladygaga) em

Visualizar esta foto no Instagram.

#Enigma #GagaVegas

Uma publicação compartilhada por Lady Gaga (@ladygaga) em

Falando em Japão, um programa de TV do país levou fãs para assistirem aos ensaios. Pequenos vídeos divulgados antecipadamente mostraram Gaga passando as músicas “Shallow” (de “Nasce uma Estrela”) e “Million Reasons” (do álbum “Joanne”). Já são duas confirmadas. Em “Enigma”, ela fará a primeira performance de “Shallow” – seu mais recente sucesso, que arrasou nas paradas e recebeu indicações ao Grammy. Em Vegas, porém, os artistas tendem a privilegiar seus maiores sucessos ao invés do repertório de um álbum específico, então os little monsters podem esperar por uma revisita ao passado da cantora.

Nos últimos meses, Lady Gaga voltou a trabalhar com membros icônicos da “Haus of Gaga”. Ela postou uma sessão de fotos excêntrica no Instagram, que marcou o retorno de sua parceria com Frederic Aspiras (cabeleireiro), Sarah Nicole Tanno (maquiadora) e Nicola Formichetti (stylist e diretor de moda, criador do vestido de carne, que virou peça de museu).

“Nós pensamos: ‘acho que é hora de fazer algumas coisas juntos novamente”, Nicola disse à revista Attitude. Em outra entrevista, à revista Out, detalhou a parceria: “nosso trabalho foi muito pessoal e veio de uma colaboração única, o resultado ressoou em um nível universal. Eu vi a juventude LGBTQ+ se sentir como se eles finalmente estivessem sendo falados e reconhecidos. Através da música, eles também foram capazes de encontrar um senso de pertencimento e comunidade”.

O responsável pelas coreografias de “Enigma” é o americano Richard Jackson, que já trabalhou com ela na “Born This Way Ball Tour”, na “ArtRave: The ARTPOP Ball Tour” e na “Joanne World Tour”. Ele também cuidou de vários clipes icônicos da cantora, como “Poker Face”, “Paparazzi”, Bad Romance”, “Telephone”, “Born This Way” e “Judas”. O desafio desta vez é ocupar o espaço de um palco com formato diferenciado, projetado com uma pequena passarela estreita. Veja:

O retorno a colaboradores de longa data – e de seus tempos áureos – foi recebido com entusiasmo por fãs e jornalistas. Matt Moen, da revista Paper, traçou uma análise, apontando que o próprio cartaz da residência “Enigma” remete à moda escandalosa de Gaga na era “The Fame Monster”. Para ele, o pôster indica o retorno dos visuais vanguardistas e escalafobéticos. Além disso, ele identificou influências de EDM e rave na arte do cartaz, elementos que também tem a ver com a trajetória de Lady Gaga.

A primeira etapa da residência “Enigma” vai do dia 28 de dezembro até 19 de janeiro. A popstar tem shows marcados até novembro de 2019. Por enquanto, foram agendados apenas 32 apresentações – incluindo as de “Jazz & Piano” – mas o contrato da cantora prevê 74 shows por um cachê de US$ 100 milhões, segundo a imprensa americana. Isso indica que a residência se esticará por 2020.

Escrito por Leonardo Torres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iggy Azalea desembarca no Rio de Janeiro – veja fotos e vídeo

Zayn desaparece das redes sociais desde lançamento de “Icarus Falls”