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Empresas pretendem investir mais no Marketing de Influência em 2021

Foto: Gustavo Wandalen/Pixabay

Uma nova pesquisa realizada pelo Youpix, empresa que propõe ser uma aceleradora de negócios para a indústria de criadores, revela que 71% das empresas consideram o Marketing de Influência muito importante e/ou parte central da estratégia.

Realizada bienalmente, a Pesquisa de ROI e Influência 2021 faz uma análise profunda sobre como as marcas anunciantes entendem o Retorno sobre Investimento de ações com influenciadores. Nesta terceira edição, a empresa teve como parceiro o grupo de pesquisa AlgoritmCOM, que trouxe dados qualitativos para esta pesquisa.

Para o setor da música tem olhando para o Marketing Digital com uma excelente ferramenta para divulgação e geração de impacto na base de fãs. Dessa forma, o POPline.Biz é Mundo da Música preparou um resumo dos principais insights da pesquisa entendendo que sim, os artistas precisam se ver com empresas (que são), e ao mesmo tempo se colocar do outro lado, atuando como influenciadores (que eles também são).

Confira os critérios que as empresas usam para escolher um influencer:

Foto: Reprodução

Insights sobre Marketing de Influência

De 2019 para cá, o budget de influência das marcas na faixa entre R$ 300 mil e R$ 1.5 milhão de reais aumentou 68%. E as marcas enxergam a influência como uma ferramenta ainda mais estratégica com a Pandemia.

Realizada no período de 15 de fevereiro a 15 de março de 2021, com 94 empresas brasileiras, a pesquisa revelou que 86.5% das empresas concordam totalmente ou em parte com a afirmação de que “trabalhar com influenciadores traz um resultado que nenhum outro tipo de comunicação digital pode trazer”.

“As marcas não têm mais dúvidas de que o trabalho com influenciadores é essencial dentro do mix de disciplinas de marketing. Isso também se refletiu no budget das marcas: as quantidades de empresas investindo mais de R$5 milhões por ano dobrou”, revela Bia Granja, co-founder e CCO do Youpix.

Além disso, 71% das empresas revelaram que o Marketing de Influência é importante ou muito importante dentro do seu plano de comunicação. Esta foi a primeira vez, desde que a pesquisa começou a ser realizada, que nenhuma marca sinalizou que esse tipo de marketing não tinha nenhuma importância estratégica na sua comunicação. Isso revelou um crescimento de 3% com relação a 2019.

Em relação ao investimento total realizado em 2020, 71% das empresas revelam que irão aumentar o investimento nesse setor, outras 22% preveem manter o mesmo valor e apenas 7% delas irão diminuir. O budget financeiro de 43% dessas empresas será de até R$ 300 mil por ano, 21 % acredita investir até R$ 1,5 milhão, e a mesma porcentagem até R$ 3 milhões.

Foto: Reprodução

Top 5 dos desafios que impedem uma marca de investir em Marketing de Influência:

  1. Dificuldade de quantificar o ROI e provar efetividade do influenciador.
  2. Dificuldade de encontrar o influenciador certo para a marca.
  3. É muito caro.
  4. Percepção de baixa profissionalização do mercado.
  5. Lideranças da empresa não acreditam em Marketing de Influência.

Plataformas

A plataforma mais usada pelas empresas que participaram da entrevista foi o Instagram. De acordo com o Youpix, a preferência pelo Instagram como foco para realização de ações publicitárias tem a ver com a baixa complexidade para se criar conteúdo na plataforma, e sua consequente popularidade entre qualquer pessoa. Em segundo lugar, veio o Youtube, seguido do Twitter e depois pelo Tiktok. O Facebook foi a última ferramenta citada.,

Métricas e KPIs

A definição da atuação do influenciador dentro da estratégia de marketing da marca é ponto-chave para estabelecer a narrativa e as métricas certas de avaliação do resultado da campanha. Isso deve ser feito antes da ação, no momento do planejamento. Se a empresa não sabe onde quer chegar e como medir, a atuação se torna tática e não será possível mensurar nada além de alcance e engajamento de posts. Porém, a pesquisa revela que 1 em cada 3 não define métricas e KPIs (Key Performance Indicator) antes de realizar a campanha.

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