Imagina ouvir música diretamente do cérebro, sem caixas de som ou fones de ouvido? Isso pode ser possível em um futuro próximo. É o que afirma o empresário de tecnologia Elon Musk, CEO da Neuralink, empresa que está desenvolvendo um implante cerebral capaz de maravilhas.
No domingo (19), o empresário sugeriu que esse implante será capaz de reproduzir músicas diretamente no cérebro do usuário. É claro que tal possibilidade causou grande rebuliço entre os amantes de tecnologia e ciência. Um seguidor, então, perguntou se isso realmente vai acontecer e Elon Musk respondeu com um “Sim”, sem maiores explicações.
Foto: @kjpargeter – FreePik
A maneira que se consome música vez mudando com o passar dos anos. De início, era preciso um grande artefato físico para ouvir uma só música. As poucos, esses objetos foram diminuindo e cabendo mais faixas ainda. Tudo ficou ainda mais moderno com o streaming. Com um único aparelho com acesso à internet, é possível ter em mãos uma variedade infindável de títulos.
Além de música, o dispositivo cerebral deve ser capaz de liber hormônios, como ocitocina e a serotonina, assim que o corpo precisar. Será uma revolução.
A empresa
De acordo com o Olhar Digital, a empresa Neuralink foi criada em 2016 pretende desenvolver uma interface cérebro-máquina para estabelecer uma simbiose entre humanos e computadores. As soluções da companhia prometem assistir pacientes portadores de síndromes neurológicos, como a Doença de Parkinson. Musk, no entanto, já indicou que a tecnologia da startup também promete igualar a capacidade de humanos com a inteligência artificial avançada.