Nos últimos anos, a indústria musical tem testemunhado uma mudança significativa: artistas passaram a ocupar, também, posições estratégicas de gestão, curadoria e empreendedorismo, criando novos modelos de negócio e reconfigurando o ecossistema criativo da cena musical.
O encontro de criatividade da América Latina, o Rio2C 2025, será palco para este importante debate. No próximo sábado, 31 de maio, o palco SoundBeats recebe o painel “Do Palco ao Mercado: O Empreendedorismo Conectando Música para Além do Palco”, com participação da cantora e compositora Luedji Luna e do produtor musical Iuri Rio Branco.
LEIA MAIS
- Como a COP30 pode ser um divisor de águas para a visibilidade da musicalidade e dos artistas do Norte?
- Muito além da música pronta: novo modelo de carreira independente para artistas, algoritmo e estratégia combinada
- Rio2C 2025 confirma o tema “The Edge of Perfection” e abre pré-venda com descontos

Foto: Divulgação
O empreendedorismo artístico se consolida como uma resposta estratégica e criativa aos limites impostos pelo mercado tradicional da música. Em um cenário marcado pela concentração de grandes festivais, pela hegemonia de curadorias pouco diversas e pela pressão incessante por hits efêmeros, artistas têm encontrado no empreendedorismo um caminho para ampliar sua autonomia, fortalecer sua identidade e construir novas estruturas sustentáveis.
Esse movimento não é apenas econômico, mas também político e simbólico: ao criar seus próprios selos, festivais, coletivos e plataformas de produção, esses agentes deslocam o centro do poder da indústria, promovendo uma reconfiguração das cadeias produtivas e estimulando novos circuitos culturais.
Mais do que gerir negócios, eles desenham propostas curatoriais que desafiam padrões, valorizam a diversidade e estabelecem conexões transnacionais, provando que empreender na música é, hoje, um ato de resistência, legado e futuro.
Para além de criar e lançar discos ou subir aos palcos, nomes como Luedji Luna e Iuri Rio Branco têm desenvolvido iniciativas que funcionam como verdadeiras plataformas culturais, conectando música, negócios e impacto social.
Manto da Noite
A cantora, compositora e empreendedora Luedji Luna lançou a Manto da Noite, festa que aposta na valorização da música negra, promovendo intercâmbios culturais e propondo uma curadoria que une nomes internacionais e nacionais de diferentes gerações e apostas da cena. A artista já manifestou o desejo de transformar a Manto da Noite em um festival, criando um espaço onde a diversidade seja protagonista, mas não em detrimento da identidade do evento e de cada atração.
Daluz
Por outro lado, o produtor musical Iuri Rio Branco, ao lado de Apollo Nove e Marcos Mota, acaba de fundar a produtora Daluz, um selo musical e polo criativo que busca transformar a forma como a música brasileira é produzida e distribuída, fomentando encontros artísticos, cuidando de processos como sound branding e fortalecendo o desenvolvimento de novos talentos.
“Do Palco ao Mercado: O Empreendedorismo Conectando Música para Além do Palco”
O empreendedorismo artístico como ferramenta de transformação, inovação e legado será debatido no Rio2C 2025, no o painel “Do Palco ao Mercado: O Empreendedorismo Conectando Música para Além do Palco”, que acontece no sábado, 31 de maio, às 11h, no palco SoundBeats. O encontro contará com a presença de Luedji Luna e Iuri Rio Branco, com mediação da jornalista Mari Pacheco, editora-chefe do POPline.
O painel promete aprofundar questões como: qual o papel do artista na transformação do mercado? O artista ainda é refém das estruturas tradicionais ou pode ser protagonista de novas narrativas? Como criar espaços que valorizem a diversidade e promovam intercâmbios culturais reais?
Rio2C 2025
O maior encontro de criatividade da América Latina retorna à Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, para mais uma edição. O evento acontece entre os dias 27 de maio e 1º de junho e, dentre vários outros debates, trará vários painéis focados em música. Confira a programação completa aqui.
Ingressos
Business
R$3.800
– Acesso aos 6 dias de evento
– Acesso às salas de conteúdo
– Acesso ao Business Hall
– INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Direito a inscrição nas Rodadas de Negócios do Audiovisual e Pitching Industry (CNPJs).
– INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Direito a Inscrição nos Pitchings Talent, Startups, Editorial e Pitching Show, e Rodadas de Música (CNPJs e CPFs).
– Direito a se inscrever em mentorias, workshops, masterclasses e one2many.
– Acesso a área VIP Business com buffet (de 27 a 30 de maio – 2025)
– Entrada preferencial nas salas de conteúdo
– Agendamento em salas de reunião
– Acesso a experiências e gastronomia
Industry
R$2.800
– Acesso aos 6 dias de evento
– Acesso às salas de conteúdo
– Acesso ao Business Hall
– INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Direito a inscrição nas Rodadas de Negócios do Audiovisual e Pitching Industry (CNPJs).
– INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Direito a Inscrição nos Pitchings Talent, Startups, Editorial e Pitching Show, e Rodadas de Música (CNPJs e CPFs).
– Direito a se inscrever em mentorias, workshops, masterclasses e one2many.
– Acesso a experiências e gastronomia
Creator
R$1.400
– Acesso aos 6 dias de evento
– Acesso às salas de conteúdo
– INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Direito a inscrição no Pitching Talent, Pitching Show, Pitching de Startups, Rodadas de Negócios de Música (CNPJs
e CPFs).
– Direito a se inscrever em mentorias, workshops e masterclasses.
– Acesso a experiências e gastronomia
Daypass
R$600
– Acesso a 1 dos dias do evento
(27, 28, 29 ou 30 de maio)
– Acesso a 21 salas de conteúdo
– Acesso a experiências e gastronomia
Festivalia
R$100
– Acesso a 1 dos dias do evento no final de semana (31/05 ou 01/06)
– Acesso a 21 salas de conteúdo
– Acesso a experiências e gastronomia
Ingressos à venda no site do evento.
