É comprovado analiticamente o impacto positivo de projetos sociais em favelas e periferias, com destaque aqui para aqueles de cunho artístico. Através desses espaços de coletividade, empreendedores e voluntários possibilitam que as mazelas e muitos dos problemas sociais vistos nas periferias não definam a vida de jovens que nascem e crescem nesses lugares. Suas rotinas são preenchidas com arte, música, acesso a novas coisas, novas pessoas e, muitas das vezes, esses jovens até seguem carreira com o que aprendem nesses projetos.
É sobre essas iniciativas e o quão longe elas têm chego, em termos de parcerias com grandes marcas, renomados artistas e, claro, inclusão de um número cada vez maior de pessoas, a abordagem da palestra “A Música nas Favelas” da Rio2C. O painel que traz o tema acontece neste sábado (8), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
LEIA MAIS:
- RIO2C: Confira a programação do dia 07 de junho no palco SoundBeats II by POPline.Biz
- Rio2C: produção musical e trilhas sonoras são assuntos no SoundBeats II by POPline.Biz
- Entraves entre inteligência artificial e direitos autorais na música serão explorados na Rio2C
- Rio2C 2024 promove masterclasses sobre audiovisual, games, música e startups
O painel trará à tona como é estar na linha de frente desses grandes projetos que abarcam favelas e periferias, a exemplo da Batalha do Tanque em São Gonçalo e o Maré de Música. O diálogo se concentrará nos desafios, oportunidades e nuances que marcam a trajetória e o dia-a-dia desses empreendedores.
Nascida em 2011, a Batalha do Tanque consiste em um duelo de MCs que disputam com rimas improvisadas, utilizando-se de todo seu flow inerente e letras que refletem a vivência nas comunidades, além de outros temas.
Além das batalhas de freestyle, o projeto traz outras manifestações artísticas, como shows e teatro. Também chamada de Roda Cultural, a Batalha do Tanque acontece na Praça dos Ex-Combatentes, no bairro do Patronato, em São Gonçalo/RJ, com realização da Associação Jovem Gonçalense (AJOG).
Com o intuito de envolver o público com conexões musicais potentes e inspiradoras, a Mostra Maré de Música traz como premissa shows que unem sempre um artista independente e um artista já consagrado.
Cada show conta com pelo menos duas atrações: um artista de território popular e outro já consagrado, no Centro de Artes da Maré (CAM). Ao todo, são 8 shows, que além de potencializarem a cena musical carioca, trazem à tona a riqueza musical do maior conjunto de favelas da cidade – a Maré. Fundada por imigrantes nordestinos, a Maré traz em seu DNA ritmos como xote, xaxado e frevo, que se fundiram à música popular carioca, resultando em novas e inusitadas transformações musicais.
Além de lazer e cultura, a Mostra Maré de Música é uma excelente oportunidade para que cariocas (e outros amantes da música) conheçam a potente diversidade cultural da Maré – onde tambores africanos, metais, música clássica, funk e forró podem ser ouvidos (e dançados) em suas ruas e vielas, que se constituem em uma gigantesca e democrática Babel musical, conforme descreve o site da ONG Redes da Maré.
Mais sobre o painel “A Música nas Favelas”
O painel terá como palestrantes Geisa Lino, diretora, gerente de produção e coordenadora de comunicação institucional da Redes da Maré; Taísa Machado, pesquisadora, professora de dança e diretora criativa do Afrofunk Rio; Felipe de Souza Gaspary, diretor audiovisual e criativo e gestor do projeto Batalha do Tanque; e o DJ, compositor, produtor musical e educador Renan Valle.
“Quais as estratégias adotadas pelos empreendedores de eventos de favela, como a Batalha do Tanque em São Gonçalo e o Maré de Música, em suas relações com marcas e artistas. Esse painel fala sobre como os eventos comunitários navegam no ecossistema cultural e empresarial, promovendo parcerias com marcas e artistas de forma a preservar sua autenticidade e compromisso com as comunidades locais. Quais os desafios e oportunidades enfrentados por esses empreendedores”, define a produção do evento a respeito do painel.
O encontro acontece neste sábado (8), às 16h, no Creator Square Stage da Rio2C.
Programação Rio2C 2024
Na programação de painéis estão nomes do setor audiovisual como o roteirista e produtor israelense-americano Ron Leshem, criador das séries “Euphoria”, “Valley of Tears” e “No man’s land” e do filme “Beaufort”, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro; o criador e produtor executivo nigeriano Editi Effiong, à frente dos filmes “The Black Book”, “Up North” e “Day of Destiny”; a produtora e estrategista em impacto social brasileira-americana Sandra Buffington, conhecida pelos documentários “#Shout” e “Brainwashed: Sex-Camera-Power”, e Carlos Saldanha, animador, diretor, roteirista e produtor, que dirigiu grandes sucessos como “A Era do Gelo”, “Rio” e “O Touro Ferdinando”, e em 2023 lançou a live action “How to be a carioca”.
Na área da música, um dos keynotes é Annabella Coldrick, CEO do Music Managers Forum, a maior organização global de empresários musicais, contando com mais de 2.700 membros, entre eles representantes dos maiores artistas, compositores e produtores da atualidade, assim como os cantores Ney Matogrosso e Jão.
Na área de marcas e propaganda, estão confirmados Eduardo Tracanella, CMO do Itaú; Renata Gomide, VP do Grupo Boticário, e João Branco, eleito profissional de marketing do ano em 2021, CMO do McDonald’s por oito anos e autor do livro “D[ê] Propósito”. Jaqueline Weigel, futurista global e estrategista em Foresight e Futures Studies e única brasileira certificada na área pelo Center of Future Intelligence and Research, também estará no Rio2C 2024.
Representando os esportes, Cristiane Kajiwara, presidente da CBFA, Confederação Brasileira de Futebol Americano; Gustavo Herbetta, CMO do COB, e Fernando Scherer, empresário, palestrante, mentor de saúde mental e performance, também estão confirmados, assim como os influenciadores digitais Jojo Todynho, Casimiro (CazéTV) e Blogueirinha. A lista será atualizada periodicamente no site do Rio2C 2024.
Ingressos
Os ingressos para o Rio2C já estão à venda. Há opções de entrada para um único dia do evento, o Day Pass, como também em caráter de passaporte para mais de um dia dentro das categorias Festivalia, Industry e Creator. Os valores variam entre R$ 50,00 e R$ 1100,00 no primeiro lote.