A atriz Emma Stone saiu da cerimônia do Oscar 2024 com mais uma estatueta para sua coleção. Ela recebeu o troféu de melhor atriz por seu desempenho no filme “Pobres Criaturas”, do qual também foi uma das produtoras. O longa é uma espécie de versão feminina de “Frankenstein” e Emma interpreta a criatura Bella Baxter em sua viagem pelo mundo para descobrir a vida e a si mesma.
“As mulheres nessa categoria… Sandra, Annete, Carey… Lily, eu compartilho esse prêmio com você. Foi uma honra fazer isso… não sei o que estou falando. Outro dia estava tendo um ataque de pânico – isso acontece muito comigo – com medo que uma coisa dessa acontecesse. O Yorgos [diretor] falou ‘sai dessa, menina’. Não se trata de mim. É sobre uma equipe que se reuniu. Essa é a melhor parte de fazer cinema”, disse Emma.
Leia mais:
- Em trailer novo, Emma Stone explica por que quis fazer “Pobres Criaturas”
- Emma Stone fez cenas de sexo “sem nenhuma vergonha” em “Pobres Criaturas”, diz diretor
- Emma Stone faz filme mudo: “adoraria não ter que falar novamente”
A norte-americana já tinha um Oscar desde 2017 por sua atuação no musical “La La Land: Cantando Estações”. Além disso, ela fora nomeada duas vezes como melhor atriz coadjuvante – em 2015 por “Birdman (ou a Inesperada Virtude da Ignorância)” e em 2019 por “A Favorita”.
“Pobres Criaturas” é o segundo filme que Emma protagoniza e produz, depois de “Cruella” (2021). O longa-metragem é uma adaptação do livro publicado em 1992 pelo britânico Alasdair Gray e ganhou direção do cineasta grego Yorgos Lanthimos. O filme já vinha fazendo sucesso na temporada de premiações, com mais de 90 vitórias. Só ao Oscar, ele recebeu 11 indicações.
O que vem pela frente para Emma Stone
Além de “Pobres Criaturas”, Emma também pode ser vista atualmente na série “The Curse”, do Paramount+. A trama explora como uma suposta maldição perturba o relacionamento de um casal recém-casado que está tentando conceber um filho enquanto co-estrelam seu novo programa problemático da HGTV.
Ela também tem outro projeto com o diretor Yorgos Lanthimos, de “Pobres Criaturas”. Emma está no elenco de “Kinds of Kindness”, cuja sinopse é mantida em segredo. O elenco inclui Margarte Qualley, Hunter Schafer, Jesse Plemons, Willem Dafoe, Joe Alwyn, entre outros.