Emicida roubou a cena do último “Papo de Segunda”, programa exibido pela GNT, ao fazer críticas a burguesia brasileira durante bate-papo com Luciano Huck. O rapper enfatizou a diferença entre o “burguês” e a “elite”, o que acabou deixando o apresentador um pouco desconcertado.
Emicida estava falando sobre a desigualdade do sistema capitalista, quando citou uma tese usada pelo próprio Luciano Huck sobre distribuição de renda. Desde 2018 o apresentador dá indícios de uma possível candidatura para presidência, o que não passou despercebido pelo rapper.
“Tenho minhas dúvidas quando escuto Luciano falar desse convite ao 1% e da predisposição desse 1% participar da redistribuição de riqueza porque não faltaram oportunidades e conjunturas melhores para que esse 1% participasse da discussão e tomasse as rédeas. Inclusive, a palavra que eu utilizo é outra”.
Para Emicida, determinar pessoas que tem dinheiro como elite define a “pirâmide da humanidade pelo ácumulo”. Ele prefere chamá-las de burguesia.
Luciano, disse desconhecer “qualquer sistema que tenha tirado mais gente da pobreza que o capitalismo” e completou: “Não estou falando de tirar do rico e dar pro pobre, essa discussão é muito limitada. Você tem que construir uma sociedade onde a educação, antes de tudo, seja igualitária”.
Em 2020, o apresentador havia falado publicamente sobre a tese de que o 1% mais rico da população tem que atuar na redistribuição através de seu perfil no Twitter.
No bate-papo, ficou claro q a desigualdade é o nosso maior problema. Todos temos q buscar juntos uma saída estruturada p/
essa injustiça histórica. O 1% mais rico pode, deve e quer fazer muito + por esta causa.— Luciano Huck (@LucianoHuck) June 14, 2020
“Não utilizo a palavra elite porque o significado da palavra elite é ‘o que uma categoria tem de melhor‘. E eu acho que se referir a pessoas que têm dinheiro somente como a elite da categoria humana parece que a pirâmide da humanidade é definida pelo acúmulo”, ponderou Emicida. “Então, eu acho que a palavra correta pra isso é burguesia. Porque a diferença dessas pessoas pra outras é o dinheiro. E, várias dessas pessoas, a única coisa que têm é o dinheiro”.
Seguindo o discurso, o rapper usou seu exemplo, de pessoa que veio da pobreza na periferia de São Paulo, para esclarecer que ele é uma exceção. Para concluir, ele declarou:
“Não houve um protocolo, um cadastro que eu assinasse e dissesse: ‘Eu escolho esse sistema econômico’. Eu nasci dentro dele e tive que me debruçar. E, infelizmente, pra cada Emicida que chega até aqui, quantos vão pra vala?”.
Assista ao vídeo completo abaixo.
“Não utilizo a palavra elite porque o significado da palavra elite é ‘o que uma categoria tem de melhor’… A palavra correta é burguesia.” #PapoDeSegundaNoGNT @emicida pic.twitter.com/Xq6PI2eNdR
— Canal GNT em 🏠 (@canalgnt) June 8, 2021
Fala ganha repercussão na web
O discurso de Emicida movimentou as redes sociais e muitos internautas demonstraram apoio. O nome do rapper foi parar no trending topics como um dos assuntos mais falados no Twitter.
O Emicida deu uma aula para o luciano huck de por que uma figura como ele nunca vai representar a mudança que o país precisa. Porque no Brasil de justiça social que queremos não há lugar para burgueses como luciano huck.
— Ricardo Pereira (@ricardope) June 9, 2021
Parem de chamar burguês de elite! NÓS somos a elite! Nós só temos nós! Só nós somos por nós… Burguês a gente chama de nojento… Consciência de classe é tudo e @emicida é o cara!!! pic.twitter.com/1kUgFlFFDU
— 🚩🚩JP 🚩🚩 (@jpguitarra666) June 9, 2021
ASSISTAM ESSE VÍDEO
Uma grande reflexão do @emicida (trecho do programa Papo de Segunda). Destaco duas frases
“A palavra correta para isso é burguesia”
“Para cada Emicida que chega até aqui, quantos vão para a vala?”
Quantos? https://t.co/bQ7wJb50sS
— Jones Manoel – Youtube: Jones Manoel (@_makavelijones) June 9, 2021
Eu morro que o Luciano Huck segue fingindo que não votou e ajudou a eleger o Bolsonaro. Vem com essa banca de “capitalista consciente”cmo se nunca tivesse dito q o cara q prestava homenagem p torturador iria ressignificar a política.Fala do Emicida certeira d+
— Laura Sabino #19/06 (@mylaura_m) June 9, 2021
Patrão, irmão, cúmplice. O melhor que nós temos, que aula! @emicida <3 https://t.co/7HQA8G4PSJ
— Evandro Fióti – Nem tiro, nem fome, nem Covid. (@fiotioficial) June 8, 2021
Aqui temos um integrante de nossa VERDADEIRA ELITE falando direto pra burguesia brasileira. @emicida 🙌 https://t.co/o7Tw3xNBZF
— Camilo Pinheiro Machado (@camilopmachado) June 9, 2021