Um mês após liberar o videoclipe pra lá de provocador de “Eminência Parda”, que conta com as participações de Jé Santiago, da paraense Dona Onete e do artista português Papillon, Emicida divulgou o making of do clipe dirigido pelo mineiro Leandro HBL, onde uma família negra e bem sucedida sai para comemorar a formatura da filha na faculdade. Mas ao chegarem em um restaurante chique recebem olhares de desaprovação dos frequentadores do local – todos brancos.
Enquanto a história se desenrola, o vídeo mostra alguns contrapontos quando se trata da relação entre brancos e negros. As cenas são cortadas por outras onde mostram aqueles integrantes da família negra em situações preconceituosas, como o pai sendo um assaltante ou a filha sendo uma garota de programa que serve aos senhores brancos.
“Sou um moleque da pele escura do Brasil. Eu não sou o alvo do racista, eu sou o pesadelo dele. E a gente precisa realmente bater na tecla e ressaltar isso aí pra que cada geração venha pior que nós. Quando um cara chama o outro de ‘macaco’, todo mundo olha pra ele esperando uma reação. Quando o correto é virar pro branco e falar ‘passaram cinco séculos e vocês ainda estão na mesma?'”, explica Emicida no início do vídeo. Assista!