EMA 2020: BTS faz história para K-Pop
(Foto: Reprodução / Twitter @bts_bighit)
in ,

EMA 2020: BTS conquista feito histórico para K-Pop

BTS é o primeiro representante do K-Pop a vencer a categoria Melhor Canção do MTV EMA.

O BTS foi o maior vencedor do MTV EMA 2020, realizado neste domingo (8/11). O grupo venceu categorias importantes, como Melhor Canção (“Dynamite”) e Melhor Grupo, além de Maiores Fãs e Melhor Apresentação Virtual (“Map of the Soul Concert Live Stream”). É a primeira vez que um artista de K-Pop vence a categoria Melhor Canção.

Os concorrentes eram “Rockstar” do DaBaby com o Roddy Ricch, “Don’t Start Now” da Dua Lipa, “Rain On Me” da Lady Gaga com a Ariana Grande, “The Box” do Roddy Ricch e “Blinding Lights” do The Weeknd. Foi a primeira vez que o BTS conseguiu uma indicação nesta categoria – e já venceu.

EMA 2020: BTS faz história para K-Pop
(Foto: Getty Images / Uso autorizado POPline)

O MTV EMA não entregava o troféu de Melhor Canção para um artista fora da América do Norte desde 2005, quando a banda Coldplay venceu com “Speed Of Sound”. Os anos seguintes consagraram Gnarls Barkley, Avril Lavigne, P!nk, Beyoncé, Lady Gaga (duas vezes), Carly Rae Jepsen, Bruno Mars, Ariana Grande, Taylor Swft, Justin Bieber, Shawn Mendes, Camila Cabello e Billie Eilish nesta categoria.

É importante destacar que o BTS conseguiu o troféu de Melhor Canção do EMA justamente em sua primeira empreitada em inglês. “Dynamite”é o primeiro single do grupo no idioma e foi nº1 nos Estados Unidos, na Hungria, em Israel, na Latvia, na Lituânia, na Malásia, na Escócia e em Singapura, além da Coreia do Sul.

BTS foi indicado ao EMA pela primeira vez em 2014

Neste ano, o grupo concorria em cinco categorias e só perdeu uma (Melhor Artista Pop, vencida pelo Little Mix). A relação do BTS com o EMA é antiga. A primeira vez que o grupo foi indicado foi em 2014, na categoria Melhor Artista Coreano. De lá para cá, foram 14 nomeações, com direito a 10 vitórias.

Confira os troféus recebidos pelo BTS no EMA:

2015 – Melhor Artista Coreano
2018 – Maiores Fãs, Melhor Grupo
2019 – Maiores Fãs, Melhor Grupo, Melhor Artista Ao Vivo
2020 – Maiores Fãs, Melhor Grupo, Melhor Canção, Melhor Apresentação Virtual

EMA 2020: BTS faz história para K-Pop
(Foto: Getty Images / Uso autorizado POPline)

Escrito por Leonardo Torres

A Fazenda 12: MC Mirella vence a prova de fogo

EMA 2020: Veja todas as performances!