Foto: Divulgação
in

Em um acordo de $70,6 milhões, RealNetworks completa venda do Napster

Napster foi fundado em 1999 e considerado um dos principais responsáveis pela digitalização da música

A RealNetworks anunciou hoje (5) a conclusão da venda anteriormente divulgada em agosto de 2020 da Rhapsody International, Inc., que atua como Napster, para o MelodyVR Group PLC. A partir de agora, com o acordo entre as partes, a subsidiária da MelodyVR se fundiu com o Napster, passando a ser uma subsidiária integral da plataforma.

O Napster, fundado em 1999 pela dupla Shawn Fanning e Sean Parker, foi um dos primeiros serviços de compartilhamento de música e outros arquivos. A plataforma foi um dos grandes responsáveis por iniciar a era digital da música com o fim do apogeu da venda dos CDs no início dos anos 2000.

“Estamos muito satisfeitos com a conclusão da venda do Napster para a MelodyVR”, disse Rob Glaser, presidente e CEO da RealNetworks.

“O produto da venda fortalece o balanço patrimonial do Real e nos permite focar ainda mais profundamente em nossas principais iniciativas de crescimento, que consistem em dois negócios baseados em machine learning, SAFR e Kontxt, e nosso negócio de jogos casuais GameHouse.”

Avaliada na data de fechamento, o preço da transação é de aproximadamente $ 70,6 milhões, compreendendo $ 15,0 milhões em dinheiro, $ 11,6 milhões em ações da MelodyVR e assunção pela MelodyVR de aproximadamente $ 44,0 milhões em obrigações de pagamento, principalmente para várias entidades da indústria musical.

Em conexão com a venda, a RealNetworks recebeu $ 1,5 milhão no reembolso de uma nota e $ 10,0 milhões em ações da MelodyVR no reembolso de um empréstimo pendente; essas ações estão sujeitas a um bloqueio de 12 meses.

A RealNetworks também recebeu US $ 5,7 milhões em dinheiro e ações na preferência de liquidação com base em suas ações preferenciais no Napster. Além disso, $ 3,0 milhões serão mantidos em um depósito de indenização de 18 meses; a parte residual será paga à RealNetworks após 18 meses.

Uma parte dos rendimentos pagos à RealNetworks está sujeita a obrigações de contraprestação  associadas à aquisição em janeiro de 2019 da Columbus Nova, em uma participação de 42% no Napster, e um empréstimo de US $ 5,0 milhões que o Columbus Nova fez ao Napster. Como resultado da venda, a RealNetworks espera pagar à Columbus Nova um valor estimado de US $ 4,8 milhões, incluindo ações da MelodyVR avaliadas no fechamento da transação de venda do Napster.

Glaser acrescentou: “Quero agradecer à equipe de liderança do Napster por todo o seu excelente trabalho para nos levar a este ponto. Além disso, como seremos acionistas contínuos da empresa resultante da fusão, desejamos muito sucesso ao MelodyVR.”

De acordo com a RealNetworks, o Napster começou 2020 com mais de 3 milhões de usuários em quatro continentes, oferecendo mais de 90 milhões de faixas licenciadas. O Napster atua como uma plataforma voltada para o consumidor e um parceiro B2B / plataforma como serviço para empresas. A plataforma atendeu 10,8 bilhões de streams em 2019, com receita anual de US $ 113 milhões.

 

Escrito por Láisa Naiane

Grammy 2021: Billboard aponta quais troféus Beyoncé deverá vencer

Luan Santana comemora mais um ano de sucesso nas rádios

Luan Santana comemora mais um ano de sucesso nas rádios