Em razão do Coronavírus, a gravadora Biscoito Fino, que administra a carreira de grandes astros da MPB, segue disponibilizando na íntegra, em seu canal YouTube, shows originalmente lançados no formato DVD. O show da vez é o “Estratosférica”, de Gal Costa, que será exibido no dia 17 de abril às 11 da manhã! Desde o início do isolamento social já foram exibidos espetáculos de Chico Buarque, Alcione, Maria Bethânia e Zeca Pagodinho, Hamilton de Holanda, entre outros.
Com direção geral de Marcus Preto e produção musical de Pupillo (Nação Zumbi), o espetáculo “Estratosférica” estreou no Teatro Castro Alves, em Salvador, em 27 de setembro de 2015, o dia seguinte ao aniversário da cantora. A gravação do álbum/DVD ao vivo aconteceu quase dois anos depois, em 24 de junho de 2017, na Casa Natura Musical, em São Paulo. A direção do DVD é de Joana Mazzucchelli e a banda que acompanha Gal Costa no palco é formada por Guilherme Monteiro (guitarra e violão), Fabio Sá (baixo), Mauricio Fleury (teclados e guitarra) e Pupillo (bateria e programações).
“Estratosférica” une compositores da geração de Gal a nomes da nova cena nacional. O roteiro, criado por Marcus Preto, presta-se muito bem a essa ideia: costura canções de Caetano Veloso (“Objeto Não Identificado”, “Como 2 e 2”, Tom Zé (“Namorinho de Portão”), Luiz Melodia (“Pérola Negra”), Jards Macalé e Waly Salomão (“Mal Secreto”), Carlos Pinto e Torquato Neto (“Três da Madrugada”), Roberto e Erasmo Carlos (“Meu Nome É Gal”), a alguns clássicos que nunca haviam chegado à voz de Gal, como “Cartão Postal”, de Rita Lee e Paulo Coelho, e “Os Alquimistas Estão Chegando os Alquimistas”, de Jorge Ben Jor.