#BIZ

Em parceria com o Musixmatch, Spotify disponibiliza letras de músicas em tempo real

O Spotify lançou oficialmente na última terça-feira (30) o recurso de letras em tempo real em parceria com a empresa Musixmatch em 26 mercados globais.

O Spotify lançou oficialmente na última terça-feira (30) o recurso de letras de músicas em tempo real em parceria com a empresa Musixmatch. Esta é a primeira vez que as letras são oferecidas em 22 desses 26 mercados globais do Sudeste Asiático, Índia e América Latina, já que apenas Tailândia, Vietnã, Indonésia e México tiveram algum tipo de suporte de letras no passado por outros fornecedores.

Em novembro passado, o Spotify confirmou que estava testando letras em tempo real sincronizadas com música em mercados selecionados, de acordo com a TechCrunch.

O lançamento é fruto de um novo contrato com o provedor de letras Musixmatch, que também foi a fonte dos testes vistos no ano passado. Naquela época, os usuários no Canadá também relataram ter acesso a letras em tempo real. No entanto, os usuários canadenses não terão mais o recurso de letras nesta fase.

O recurso oferecerá letras em tempo real no idioma em que as músicas são cantadas. Os usuários acessarão o recurso tocando em “Lyrics” na parte inferior da tela “Now Playing”.

Os seguintes mercados terão acesso ao novo recurso: Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México, Peru, Bolívia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua, Panamá, Paraguai, El Salvador, Uruguai, Vietnã, Filipinas, Indonésia, Malásia, Tailândia, Taiwan, Cingapura e Hong Kong.

O Spotify confirmou os detalhes acima ao TechCrunch. A empresa havia trabalhado com o Musixmatch no passado, mas cortou os laços com o provedor em 2016 antes de se juntar ao provedor de letras Genius para o recurso “Behind the Lyrics”.

Desde 2016, a Genius forneceu ao Spotify histórias de fundo e comentários, além de letras parciais para ativar o recurso Behind the Lyrics, mas não ofereceu letras completas.

Foto: Musixmatch e as funcionalidades no Spotify. | Créditos: Musixmatch

Em 2018, a Apple se uniu à Genius para fornecer letras completas aos ouvintes da Apple Music. A Apple Music também se tornou o reprodutor de web exclusivo da Genius. Em 2020, a Apple expandiu seu relacionamento com a Genius para co-produzir uma série de vídeos chamada “Verified”, disponibilizada na Apple Music.

Licenciamento de Letras de Músicas

O atraso do Spotify em lançar as letras deve-se às complexidades em torno das letras e do licenciamento. Como resultado, fornecer aos usuários acesso a letras licenciadas legalmente em serviços de streaming tem sido difícil para muitas empresas, não apenas para o Spotify, de acordo com a Techcrunch.

No ano passado, por exemplo, a Genius processou o Google e seu parceiro de letras, LyricFind por US$ 50 milhões, alegando que pegou o LyricFind em flagrante roubando suas letras. O Genius usou uma técnica inteligente de marca d’água digital, na qual definiu os 2º, 5º, 13º, 14º, 14º, 16º e 20º apóstrofos de cada música com marca d’água como apóstrofos encaracolados e todos os outros apóstrofos retos. Interpretado como código Morse, o padrão soletrou a palavra “redhanded”.

As empresas teriam que recorrer a truques digitais como esse para combater os programas de roubo de letras de quão complicado o mercado de letras se tornou. Ao contrário da sabedoria popular, as letras geralmente não são fornecidas pelos selos ou editores. Em vez disso, as empresas de letras confiam nos fãs para transcrever as letras das músicas ou obtêm letras dos próprios artistas e, em seguida, obtêm uma licença do editor para exibí-las e distribuí-las.

Genius tem sido muito procurado porque frequentemente trabalha diretamente com artistas. Com a expansão das letras para esses 26 países, o Spotify oferecerá letras para 27 mercados em seus 79 mercados totais no mundo. O Japão já havia oferecido letras através de um provedor diferente até agora.

A parceria global do Spotify com o Musixmatch fornecerá acesso ao maior catálogo de letras e traduções do mundo, afirmam as empresas.

Destaques

#Mercado

Apresentando um modelo alternativo de negócio para o artista e uma experiência diferenciada para o fã de música, a plataforma Tune.Play chega ao mercado nacional....

#Noticias

No último dia 14, Luísa Sonza foi uma das apresentadoras do 2024 Latin GRAMMY, em Miami, além de ter descolado duas indicações pelo exitoso...

#Geek

Millie Bobby Brown negocia mais um trabalho com a gigante do streaming Netflix, para depois de "Stranger Things" e "The Electric State".

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile