A cantora e empresária Anitta, que completa 27 anos hoje (30), concedeu uma entrevista na última quinta-feira (26) durante uma live realizada pela influenciadora digital e também empresária, Camila Coutinho, no Instagram.
No início do mês, Anitta entrou na lista das 20 mulheres mais poderosas do Brasil realizada pela Revista Forbes, clique aqui para ver a lista completa.
“Ser considerada uma das mulheres mais poderosas do País, depois de tudo que passei, é um respiro de alívio e sensação de realização”, escreveu Anitta em sua rede social, após o anúncio.
Durante a entrevista, a empresária falou sobre o momento de crise gerada pela pandemia do novo Coronavírus e como foi a sua estratégia para se adaptar a este momento; além de dicas sobre criatividade e oportunidades em meio à crise.
Confira os principais pontos da conversa abaixo e para assistir a entrevista na íntegra, clique aqui:
Estratégia de Lançamentos
Anitta estava com sua estratégia de lançamentos com base no Festival Coachella, o evento mais importante da música pop nos EUA, que aconteceria em abril e foi adiado para os dias 9, 10, 11, 16, 17 e 18 de outubro de 2020.
Com isso, a cantora reestruturou sua estratégia para o novo momento.
“Assim que cancelou o Coachella, a gente mudou tudo. Mudamos todos os lançamentos, invertemos as ordens das músicas, porque meu álbum já estava pronto, então, nós tínhamos algumas ordens baseadas no Coachella, no meu show.
Assim que isso aconteceu, nós trocamos toda a nossa agenda de lançamentos, e invertemos as músicas para que fizesse sentido. Quando começou a quarentena geral, para o mundo todo, resolvi trocar novamente a estratégia.
Cancelamos tudo, paramos tudo, deixamos tudo sem plano, do zero, sem nada, para esperar .Mas, depois de uns 5 dias eu já comecei a pensar, tive uma ideia e vamos colocar em prática”, disse Anitta.
A cantora ainda comentou sobre alguns lançamentos internacionais e nacionais que foram antecipados ou cancelados. Como o da cantora Lady Gaga, que foi cancelado; e o de Dua Lipa que foi lançado oficialmente na sexta-feira (27).
“Eu acho que depende muito do estilo de música que você vai colocar na rua e do tipo de material que você tem.
Por exemplo, a Lady Gaga ainda não tem os clipes prontos, então, não tem como ela gravar. Eu tenho clipe pronto, mas, ele não combina com a situação de agora e com as novas datas do Coachella.
Então, o que eu precisei fazer foi criar uma nova ideia. Já a Dua Lipa, já estava com esse material todo pronto. Se eu tivesse, eu colocaria para fora agora. Porque agora é o momento que as pessoas estão muito na internet e muito pendentes do vídeo e não tanto do play.
Se você tem vídeos prontos, vale muito a pena você colocar fora. Por exemplo, a Luísa Sonza que colocou o clipe dela agora e está indo muito bem. As pessoas do Brasil que lançaram música durante a quarentena, estão indo muito bem.
As duas músicas que a gente tinha pronta, elas não tem a ver com o momento. Então, você precisa ver se tem a ver com a ocasião.
A música da Dua Lipa, se você for olhar, tanto o texto da música, quanto o estilo; eles cabem com esse momento. Por exemplo, meu último lançamento foi ‘Rave de Favela’, tem tudo a ver com carnaval.
Mas, se eu tivesse lançando agora, seria um péssimo momento. Porque eu estaria criando uma vontade, um estímulo para as pessoas de querer sair, dançar, ver gente, do que não precisa agora.
Aglomeração, festas, eventos gigantescos… isso não é o que a gente tem que estimular.
Então, tem gente agora fazendo lançamento que te estimula a acordar, a malhar, mas, não é aquela coisa ‘meu Deus, eu preciso sair, ver gente, balada’. Tem que ter cuidado, afirma Anitta.
Live, Profissionais Autônomos e Criatividade
No início do período de isolamento social no Brasil, a cantora teve a ideia de apoiar os profissionais autônomos que sofrerão com a escassez de trabalho, de forma que dê espaço e visibilidade à eles, ao mesmo tempo em que recebe aulas e conhecimentos sobre diversos assuntos.
Anitta remunerou todos os profissionais que participaram e proporcionou aulas de: culinária, dança, yoga, francês, treino físico, entre outras.
Durante a live, Anitta também falou que seu planejamento para o ano de 2020 seria mais tranquilo do que em anos anteriores e como organizou a sua equipe com a paralização dos shows.
“Os cantores que podem, tem ajudado seus músicos. Eu não tinha shows planejados, só o Coachella, mas, mesmo assim os meus dois sócios, meu irmão Renan e o Daniel (sócio de finanças) vieram com essa sugestão que eu achei ótima, de dar uma ajuda – por mais que a gente não fosse ter shows, nossos músicos são a nossa família e continuam recebendo -.
Nós fizemos uma conta para dar uma ajuda. Por isso que eu tive a ideia de fazer as aulas. É o momento de quem pode, ficar em casa, e precisa buscar uma ocupação.
Eu sabia que se eu ficasse só em casa e não tivesse uma motivação para acordar ou fazer algo, eu não iria ficar bem.
Uma coisa que eu pensei é: você colocar para fora um projeto que você sempre teve vontade. No meu caso, eu amo línguas e idiomas, sempre estou a fim de aprender um idioma novo e nunca tive tempo, então, aproveitei para começar um idioma novo.
Outra coisa que eu quero aprender é tocar um instrumento. Porque meu avô me ensinava a tocar piano e ele faleceu quando eu fui começar a pegar no instrumento.
Então, eu aprendi a ler partitura, porque ele me dizia que músico de verdade tinha que ler a partitura antes. Eu quero começar esse projeto, mas, eu tenho que comprar um piano, então, eu estou vendo como vai ser essa logística.
Mas, eu acho que é isso, pensar em novas maneiras. Um músico pode dar aulas online, se reinventar!
‘Fazer com que o cliente se prenda à você em uma próxima temporada’. Se planejar para essa volta e fazer com que os clientes se fidelizem à você.
Você pode cocriar com eles e fazer com que eles permaneçam ali, presos à você na hora que você voltar.
Atendimento mais exclusivo e personalizado. Dar mais atenção e fazer um atendimento personalizado para cada cliente seu”, diz Anitta.
Oportunidades em meio à crise
Por fim, Camila Coutinho questiona Anitta sobre o que significava “coragem” pra ela. Além disso, a cantora fala sobre como agir em meio a um período de incertezas.
A empresária cita os exemplos das séries La Casa de Papel e Elite da Netflix, que foram antecipadas para serem lançadas durante o período da quarentena, aproveitando uma oportunidade.
Com isso, a cantora falou que está trabalhando com a edição dos materiais para a segunda temporada da sua série “Vai Anitta” na Netflix.
E, inclusive, alguns vídeos dela gravou com seu celular, de caso e enviou para a edição.
Além disso, para Anitta é necessário manter o foco, a saúde mental e não se desesperar.
“A melhor maneira agora é não criar o medo nas pessoas (equipe). Você tem que esperar para ver como será o andar dessa carroagem e a sua rotina.
É um momento muito incerto pra você tomar uma decisão. Não adianta se desesperar, isso só vai te trazer uma angústia e uma falta de saúde mental para a hora que você efetivamente precisar utilizar a sua cabeça.
Coragem é você não pensar muito no negativo. Ou se você pensar, ignorar. Você saber que está ali a possibilidade do negativo acontecer, mas, você vai passar por ele e seguir adiante; porque no final das contas, você sempre pode começar de novo.
Não importa a sua idade, nada. Se você tiver na sua cabeça que você vai chegar no seu objetivo, tudo isso vai ser ‘mera lenda’. Porque você consegue com foco e dedicação chegar lá no seu objetivo.
Por mais que possa ter várias visões negativas do futuro, do que pode acontecer, previsões negativas; é importante que você foque no positivo e é óbvio que muitas vezes vai dar errado.
Várias vezes deu errado pra mim também, na minha empresa, em decisões que eu tive, mas, eu peguei na mão do meu sócio (meu irmão), meu outro sócio e disse: ‘tudo bem, erramos agora, na próxima vamos acertar’.
Para àquela galera que tem caixa, eu digo nesse momento para não se desesperar, eu já passei por um momento da minha vida que eu, precisei zerar meu caixa, isso faz 1 ano e meio.
E depois eu já estava ótima de novo, com muito trabalho. Eu planejei muito o que seria feito a partir de dessa atitude de zerar o caixa.
E voltei com tudo, já refiz e deu tudo certo.A questão mesmo é de você ter o foco e não se desesperar.
Se meu ano não tivesse sido planejado da maneira que foi e, consequentemente, eu não estaria tão “livre” financeiramente; eu com certeza estaria colocando na minha cabeça um pensamento de: ‘calma, não adianta fazer nada agora, vamos esperar e aí, pensamos no que fazer quando tudo voltasse’ “, afirma Anitta.
A artista também falou sobre seu trabalho online e como anda seu processo de composição, além dos próximos passos musicais.
“Estamos fazendo tudo o que dá para ser feito online. E também criação de músicas. Eu tinha um projeto musical diferente para colocar na rua e eu tô conseguindo andar com ele, porque compor a gente consegue em qualquer lugar.
Para criar um projeto eu estou mais criativa do que compor. Porque compor eu acho que você tem que que estar um pouco mais ‘zen’, na paz, e eu estou muito preocupada com o Brasil, com o que vai acontecer no país e no mundo inteiro.
Então, não consegui muito focar, mas, eu fiz algumas coisas e isso ajuda. Nós estamos com um projeto pra ter uma ‘coisinha ou outra’ fora pra galera aproveitar antes da quarentena acabar.
O de resto, infelizmente, é esperar, porque o projeto agora é bem internacional e tem muito isso de estar presente, de fazer foto… eu tinha várias capas de revistas internacionais marcadas… tudo isso caiu por causa do coronavírus”, diz Anitta.
Para conferir a live na íntegra, clique aqui.