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Em crescimento no mercado musical, Telegram prepara monetização no app

Foto: Christian Wiediger/Unsplash

Com o digital dominando não apenas a forma de consumir música, mas, as relações de trabalho; a indústria da música também incorporou novas modalidades de gerenciamento de atividades e equipe.

Seja com reuniões no Zoom, Google Meet e outras conexões digitais, o Telegram também cresceu em popularidade em 2020 para profissionais da música, tornando-se uma alternativa para grupos maiores do que os suportados pelo WhatsApp, com recursos diferentes e popularizado entre grupos de compositores e cursos na indústria musical.

O Telegram está “se aproximando” de 500 milhões de usuários. Logo, a plataforma planeja gerar receita a partir do próximo ano para manter o negócio à tona, disse seu fundador Pavel Durov na última semana.

Durov contou que financiou pessoalmente o negócio de sete anos até agora, mas à medida que o projeto aumenta, ele está procurando maneiras de monetizar o serviço de mensagens instantâneas. “Um projeto do nosso tamanho precisa de pelo menos algumas centenas de milhões de dólares por ano para continuar”, disse.

O serviço, que ultrapassou 400 milhões de usuários ativos em abril deste ano, apresentará sua própria plataforma de anúncios para canais públicos “uma que seja amigável, respeite a privacidade e nos permita cobrir os custos de servidor e tráfego ”, escreveu ele em seu canal no Telegram.

“Se monetizarmos grandes canais públicos um-para-muitos por meio da Plataforma de Anúncios, os proprietários desses canais receberão tráfego gratuito em proporção ao seu tamanho”, escreveu ele. Outra maneira pela qual o Telegram pode monetizar seu serviço é por meio de adesivos premium com “recursos expressivos adicionais”, disse.

 “Os artistas que fizerem adesivos desse novo tipo também terão parte do lucro. Queremos que milhões de criadores do Telegram e pequenas empresas prosperem, enriquecendo a experiência de todos os nossos usuários”, aponta.

 

Formas de Monetização do Telegram

 

De acordo com o TechCrunch, alguns analistas esperavam que o Telegram fosse capaz de monetizar a plataforma por meio de seu projeto de token blockchain. Mas depois de vários atrasos e problemas regulatórios, o Telegram disse em maio que havia decidido abandonar o projeto.

Para esse projeto, a Telegram, com sede em Dubai, levantou US $ 1,7 bilhão de investidores em 2018. Ela planejava distribuir seu token, chamado “grams”, após desenvolver o software blockchain. O Telegram ofereceu um retorno de US $ 1,2 bilhão aos investidores no início deste ano.

“O Telegram tem uma dimensão de rede social. Nossos enormes canais públicos um-para-muitos podem ter milhões de assinantes cada e são mais parecidos com os feeds do Twitter. Em muitos mercados, os proprietários de tais canais exibem anúncios para ganhar dinheiro, às vezes usando plataformas de anúncios de terceiros. Os anúncios que publicam parecem mensagens normais e são frequentemente intrusivos. Vamos consertar isso introduzindo nossa própria plataforma de anúncios para canais públicos um-para-muitos ”, escreveu Durov.

Todos os recursos existentes permanecerão gratuitos, disse Durov, que é um dos maiores críticos do WhatsApp do Facebook, acrescentando que o Telegram está empenhado em não introduzir anúncios em chats privados ou em grupo porque são uma “má ideia”.

“Não vamos vender a empresa como os fundadores do WhatsApp. O mundo precisa do Telegram para se manter independente como um lugar onde os usuários são respeitados e um serviço de alta qualidade é garantido ”, destaca Durov.

“O Telegram começará a gerar receita a partir do ano que vem. Faremos isso de acordo com os nossos valores e os compromissos que assumimos nos últimos 7 anos. Graças à nossa escala atual, poderemos fazer isso de uma forma não intrusiva. A maioria dos usuários dificilmente notará qualquer mudança”, projeta.

Na quarta-feira, o Telegram também apresentou um novo recurso de bate-papo com voz em grupo. O novo recurso, que é semelhante à sala sempre ativa do Discord, oferece suporte a alguns milhares de participantes.

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