Em setembro do último ano, o Spotify fez um anúncio no qual iniciava testes em uma ferramenta que permitiria que artistas independentes publicassem suas músicas diretamente na plataforma, sem a necessidade de distribuidoras digitais, reveja a publicação clicando aqui.
Menos de um ano depois do comunicado, a empresa apresenta outro posicionamento: o Spotify decidiu encerrar o programa de testes. Em vez disso, os músicos – como tiveram que fazer anteriormente – precisarão trabalhar com o distribuidor pré-aprovado para embarcar no Spotify, se não forem representados por uma gravadora.
A versão beta da ferramenta de upload do Spotify será descontinuada em 30 de julho de 2019.
A ideia original com o teste de upload direto do Spotify, lançado em setembro passado, era fornecer uma maneira mais simples de artistas independentes conseguirem fazer o upload de suas músicas no serviço e serem pagos. Mas a empresa parece ter determinado que a complexidade envolvida no monitoramento dos direitos associados à distribuição de música tornou o projeto todo mais problemática. E, ao mesmo tempo, a Spotify quer apoiar seus parceiros distribuidores.
O Spotify disse que centenas de artistas usaram o teste beta de upload direto, mas não forneceram um número específico. Um representante disse que o tamanho do programa foi deliberadamente mantido em um pequeno número durante o período beta fechado.
“A maneira mais impactante de melhorar a experiência de fornecer música para o Spotify para o maior número possível de artistas e gravadoras é se apoiar no excelente trabalho que nossos parceiros de distribuição já estão fazendo para servir a comunidade artística”, escreveu o Spotify em um post na segunda-feira, segundo a Variety.
No futuro, os artistas independentes precisarão se inscrever em uma empresa de distribuição aprovada pela Spotify, que fornece acesso direto à ferramenta Spotify for Artists e lida com licenciamento e distribuição e paga os royalties de transmissão. Atualmente a DistroKid e a distribuidora digital na qual a Spotify possui um investimento minoritário.
No ano passado, o Spotify disse: “melhoramos muito o nosso trabalho com parceiros de distribuição para garantir a qualidade dos metadados, proteger os artistas contra infrações, fornecer a seus usuários acesso instantâneo ao Spotify para artistas e muito mais”.
Segundo a empresa, a ferramenta Spotify for Artists é usada por mais de 300.000 criadores para rastrear suas músicas no Spotify. A ferramenta de envio de playlist do Spotify foi usada por mais de 36.000 artistas para obter playlists pela primeira vez no serviço desde que foi lançada há um ano.
O Spotify disse que enviará aos artistas que lançaram músicas através da plataforma de testes de upload direto, códigos de desconto do para as empresas de distrubuição digital.