A amizade de anos entre Elton John e a família real britânica permanece dando frutos. O músico e o filho mais jovem da princesa Diana anunciaram nesta terça-feira (24/7) em Amsterdã, na Holanda, um fundo internacional para “quebrar o ciclo” de transmissão do vírus HIV principalmente entre homens jovens.
Foto: Getty Images/Uso Autorizado
“Os jovens são o único grupo etário em que as infecções pelo HIV estão aumentando e não diminuindo”, disse Elton na conferência anual de luta contra a AIDS. O fundo de 1,2 bilhão de dólares é uma parceria com diversas instituições, incluindo as Nações Unidas. “Eu estou honrado em dividir este palco com alguém que colocou as pessoas no centro de seu trabalho”, disse Harry. “Por mais de 25 anos, Elton tem trabalhado incansavelmente para levantar fundos e serviços para comunidades ao redor do mundo e hoje ele veio a Amsterdã para anunciar sua mais nova empreitada”, continuou o príncipe que seguiu os passos da luta social da mãe.
“Se quisermos acabar com a AIDS de uma vez por todas, precisamos integrar os homens à solução. Está na hora de haver uma coalizão global para ensinar os homens a se protegerem e, ao fazê-lo, ensinarão para melhor proteger não apenas suas esposas e namoradas, suas irmãs e filhas, mas também criticamente seus irmãos e filhos”, continuou o músico ao relatar pesquisa em que homens entre 24 e 35 anos foram testados e tratados pelo vírus HIV em taxas “inaceitavelmente baixas”.
O projeto começará na África em 2019 e homens de todo o continente serão encorajados a fazem o auto-teste.