A Academia Latina da Gravação anunciou que o cantor e compositor colombiano Carlos Vives, é a Personalidade do Ano 2024. Ganhador do Grammy Latino e do Grammy, Vives será homenageado na edição deste ano da premiação do mercado fonográfico.
LEIA MAIS:
- Grammy Latino: últimos dias de inscrições abertas para a 25ª premiação, veja como participar
- Grammy Latino anuncia novas diretrizes de elegibilidade para a premiação; saiba mais
- Cantora Mandisa, ganhadora do Grammy, morre aos 47 anos
- Fundação Cultural Latin Grammy anuncia terceiro programa de mentoria com She Is The Music
De acordo com a Academia Latina, Vives é escolhido para homenagem tanto por sua contribuição à arte, com uma carreira de 30 anos de produções na música e na dramaturgia, assim como pelo compromisso com iniciativas ambientais e sociais.
“Carlos Vives é um dos artistas mais prolíficos e queridos do nosso tempo, cujo compromisso com a música latina e apoio às novas gerações personifica verdadeiramente os valores da nossa Academia. […] Nós o homenageamos como nossa Personalidade do Ano por suas vastas contribuições à nossa herança musical e por suas muitas iniciativas”, diz Manuel Abud, CEO da Academia Latina da Gravação.
A carreira de Vives é marcada pela inovação, ao propor o encontro do vallenato colombiano, gênero tradicional do país ao norte da América do Sul, com o pop e o rock. Em sua trajetória, só pelo Grammy Latino foi premiado 18 vezes, mais duas vezes ganhador do Grammy, sendo o primeiro colombiano a ganhar esse prêmio.
No digital, Carlos Vives reúne mais de 10 bilhões de streams. Ao longo das três décadas, vendeu 20 milhões de álbuns vendidos, com sucessos como “La Gota Fría”, “Pa’ Mayte”, “La Tierra Del Olvido”, “Fruta Fresca” e “Volví A Nacer”. Em 2015, o artista criou a iniciativa Tras La Perla, que afirma promover o desenvolvimento sustentável do município de Santa Marta e seu ecossistema, às margens do mar caribenho.
“Estou honrado e emocionado por ter sido escolhido como a Personalidade do Ano 2024 da Academia Latina da Gravação. É a recompensa por uma jornada autêntica, de uma equipe maravilhosa e, acima de tudo, é o reconhecimento dos espíritos musicais de nossa diversidade latino-americana. Esses espíritos nos ensinaram a amar e enriquecer nossa língua, a cuidar dela e a respeitá-la para exaltar a humanidade com ela”, declara Carlos Vives, no pronunciamento oficial à Academia Latina.
O artista também é criador da Escuela de Música Río Grande, que oferece educação artística para crianças e jovens. Também fundou o selo Gaira Música Local, com foco em novos talentos do país natal. Carlos Vives também patrocinou a Bolsa de Estudos Prodígio, da Fundação Cultural Latin Grammy em 2018.
A homenagem ao compositor colombiano será feita no 25º aniversário do Grammy Latino. Artistas convidados farão uma apresentação com canções do repertório de Vives em Miami. Os nomes ainda não foram divulgados. De acordo com a Academia Latina, a receita gerada na noite de homenagem à Personalidade do Ano será destinada a instituições beneficentes da Fundação Cultural Latin Grammy.
Ao longo de seus vinte e cinco anos, a academia já homenageou os colombianos Juanes (2019) e Shakira (2011). Entre os brasileiros, Gilberto Gil abriu a lista, em 2003, que é composta também por Caetano Veloso (2009) e Roberto Carlos (2015).