#Noticias

Eleições 2022: Deputadas indígenas garantem espaço na Câmara

Sônia e Célia são eleitas para representar as pautas indígenas na Câmara. (Foto: Instagram/@celia.xakriaba/@guajajarasonia)

O resultado das Eleições 2022, neste domingo (2), mostram que, com o avanço da extrema direita no Brasil, muitos brasileiros apostaram na representatividade e em novas narrativas como contraponto a esse movimento. Na Câmara Federal, por exemplo, mulheres indígenas foram eleitas para representar os povos originários do Brasil.

(Foto: Instagram @tsejus)

LEIA MAIS:

Sônia Guajajara (PSOL) – São Paulo

Primeira deputada federal indígena, Sônia Guajajara recebeu 156.695 votos, junto a outros 69 parlamentares do estado paulista, e defenderá o meio ambiente e as demais pautas de comunidades indígenas. No Twitter, a deputada agradeceu os votos e comemorou: 

“São Paulo, nós conseguimos! A primeira mulher indígena eleita como deputada federal por SP vai aldear o Congresso Nacional. Muito, muito obrigada pela confiança! Vamos aldear mentes e corações, e construir um novo Brasil. Seguimos juntes!”

Sônia é eleita por São Paulo. (Foto: Instagram/@guajajarasonia)

Em 2018, Sônia foi vice-presidente da república na chapa encabeçada por Guilherme Boulos (PSOL). Neste ano, a parlamentar foi apontada como uma 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time.

LEIA MAIS:

Célia Xakriabá (PSOL) – Minas Gerais 

Outra representante indígena, e também do PSOL, é Célia Xakriabá, que vai representar o estado de Minas Gerais. A parlamentar foi eleita com 97.297 dos votos. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) comemorou a vitória de mais uma representante.

Célia é eleita para representar a educação indígena na Câmara. (Foto: Instagram/@celia.xakriaba)

Professora ativista do povo Xakriabá, em Minas Gerais, uma das pautas de luta de Célia é a reestruturação do sistema educacional para os povos indígenas.

Eleições 2022: Lula (PT) e Bolsonaro (PL) vão se enfrentar no segundo turno

O Brasil acompanhou nas últimas horas a apuração das urnas eletrônicas após o fim do primeiro turno das eleições para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e estadual. O resultado definiu que Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) disputarão um segundo turno das eleições. Com 99,02% das urnas apuradas, o petista ficou 48,20% dos votos válidos, enquanto o candidato à reeleição ficou com 43,39%.

Curtiu esta matéria? Leia mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Destaques

#Noticias

Após receber uma indicação ao Latin GRAMMY com o projeto “Lagum ao Vivo” e realizar uma turnê nacional de sucesso, Lagum lança “Curva da...

#Noticias

Antes de completar 60 anos, Mart’nália decidiu se jogar em uma aventura e viver algo pela primeira vez. Seguindo os conselhos de Djavan, a...

#Noticias

O “Altas Horas” deste sábado, 16 de novembro, será marcado por um especial dedicado aos anos 1970, com a presença de Gretchen, a eterna...

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile