O resultado das Eleições 2022, neste domingo (2), mostram que, com o avanço da extrema direita no Brasil, muitos brasileiros apostaram na representatividade e em novas narrativas como contraponto a esse movimento. Na Câmara Federal, por exemplo, mulheres indígenas foram eleitas para representar os povos originários do Brasil.
LEIA MAIS:
- Eleições 2022: Lula (PT) e Bolsonaro (PL) vão se enfrentar no segundo turno
- Eleições 2022: Que horas sairá o resultado do 1º turno para presidente?
- Eleições 2022: famosos comentam momentos do debate na TV Globo
Sônia Guajajara (PSOL) – São Paulo
Primeira deputada federal indígena, Sônia Guajajara recebeu 156.695 votos, junto a outros 69 parlamentares do estado paulista, e defenderá o meio ambiente e as demais pautas de comunidades indígenas. No Twitter, a deputada agradeceu os votos e comemorou:
“São Paulo, nós conseguimos! A primeira mulher indígena eleita como deputada federal por SP vai aldear o Congresso Nacional. Muito, muito obrigada pela confiança! Vamos aldear mentes e corações, e construir um novo Brasil. Seguimos juntes!”
São Paulo, nós conseguimos!
A primeira mulher indígena eleita como deputada federal por SP vai aldear o Congresso Nacional.
Muito, muito obrigada pela confiança!
Vamos aldear mentes e corações, e construir um novo Brasil.
Seguimos juntes! pic.twitter.com/vHSmfcICyY
— Sonia Guajajara 5088 (@GuajajaraSonia) October 2, 2022
Em 2018, Sônia foi vice-presidente da república na chapa encabeçada por Guilherme Boulos (PSOL). Neste ano, a parlamentar foi apontada como uma 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time.
LEIA MAIS:
- Eleições: Na reta final, Caetano Veloso encabeça campanha “Tira Voto” contra Ciro Gomes
- Fábio Porchat revela voto na eleições e detona Bolsonaro: “Tirar esse animal”
- Eleições 2022: famosos comentam momentos do debate na TV Globo
Célia Xakriabá (PSOL) – Minas Gerais
Outra representante indígena, e também do PSOL, é Célia Xakriabá, que vai representar o estado de Minas Gerais. A parlamentar foi eleita com 97.297 dos votos. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) comemorou a vitória de mais uma representante.
Vai ter bancada do cocar sim!
Célia Xacriaba foi eleita em Minas Gerais para Deputada Federal com 97.297 votos! A vitória veio com a benção e força dos nossos encantados!#bancadadococar pic.twitter.com/9oz3c9EPE8
— Apib Oficial (@ApibOficial) October 3, 2022
Professora ativista do povo Xakriabá, em Minas Gerais, uma das pautas de luta de Célia é a reestruturação do sistema educacional para os povos indígenas.
Eleições 2022: Lula (PT) e Bolsonaro (PL) vão se enfrentar no segundo turno
O Brasil acompanhou nas últimas horas a apuração das urnas eletrônicas após o fim do primeiro turno das eleições para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e estadual. O resultado definiu que Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) disputarão um segundo turno das eleições. Com 99,02% das urnas apuradas, o petista ficou 48,20% dos votos válidos, enquanto o candidato à reeleição ficou com 43,39%.