in

Ed Sheeran, Sam Smith e Little Mix aumentam vendas de álbuns em 9,5% no Reino Unido


Pelo terceiro ano consecutivo, as vendas de álbuns aumentaram no Reino Unido, de acordo com reportagem da revista Billboard. O mais interessante disso tudo? O aumento se deve principalmente a artistas locais, como Ed Sheeran, Sam Smith e Little Mix. A BPI, conjunto de gravadoras, informa que a região fechou 2017 com 135 milhões de álbuns comercializados. O número inclui a equivalência de streams. É um aumento de 9,5% com relação ao ano anterior.

Uma análise da Official Charts Company mostra que o total de vendas representa uma movimentação de US$ 1,6 bilhão no mercado da música – envolvendo todos os formatos. Atualmente, streams representam metade do consumo de música no Reino Unido: houve um aumento de 51% com relação ao ano anterior. Em 2017, foram 68 bilhões de streams por usuários britânicos.

Entre os álbuns mais populares, estão os dos artistas citados. O “÷” do Ed Sheeran foi o líder de mercado. Além disso, seu “x” ficou em 6º lugar no Top 10 anual. Sam Smith terminou o ano em 3º lugar com “The Thrill of It All” e Little Mix em 4º com “Glory Days”.

Veja a lista dos álbuns mais vendidos/ouvidos de 2017 no Reino Unido:
1. Ed Sheeran ‘÷’
2. Rag’n’Bone Man ‘Human’
3. Sam Smith ‘The Thrill Of It All’
4. Little Mix ‘Glory Days’
5. Pink ‘Beautiful Trauma’
6. Ed Sheeran ‘x’
7. Michael Ball & Alfie Boe ‘Together Again’
8. Drake ‘More Life’
9. Liam Gallagher ‘As You Were’
10. Stormzy ‘Gang Signs & Prayer’