in

Ed Sheeran olha para a concorrência do topo e acumula números impressionantes em 2018

O fim do ano se aproxima e logo começarão a pipocar as listas de melhores do ano. E no topo delas deverá figurar o mesmo nome de 2017: Ed Sheeran, que olha para a concorrência do topo, com aquele sorriso maroto que ele gosta de mostrar nos palcos, clipes e premiações musicais. Sem apelações ou polêmicas, o atual queridinho da música pop tem a fórmula perfeita para agradar públicos das mais variadas idades. Mas é no palco que acontece seu melhor momento. É quando cria bases de violão e as coloca em looping, camada por camada, até cantar suas paixões avassaladoras que ele ganha o público, cada vez mais numeroso, e que o ajuda a estabelecer marcas até então inimagináveis. O POPline resolveu enumerar os feitos do ruivo mais amado do planeta apenas em 2018:

Singles

O ano de 2018 começou com Ed Sheeran no topo das paradas britânica e americana com “Perfect”. No dia 5 de janeiro, a Official Charts noticiava que o single emplacava sua quinta semana no topo da lista. Do outro lado do Atlântico, a Billboard noticiava que a versão da música com Beyoncé também emplacava a quinta semana no 1º lugar.

Na semana de 6 de outubro, “Perfect” subiu da 23ª para a 21ª posição na Billboard, tornando-se apenas o 25º single a passar pelo menos 57 semanas no Hot 100 nos 60 anos de história da lista. Além da marca impressionante, Sheeran é o único artista solo com três hits que ficaram mais de um ano entre os 100 mais.

A Official Charts publicou no início de outubro uma lista com os 40 singles mais bem sucedidos de 2018 no Reino Unido. “Perfect” aparece na 7ª posição na lista dos mais vendidos, assim como na lista de streamings (áudio e vídeo combinados). Já a parceria com Eminem em “River” aparece na 21ª posição em vendas e 18º em streamings. Até mesmo “Shape Of You”, hit máximo de 2017, aparece em 28º na lista de streamings.

Até o momento, o videoclipe de “Perfect” alcançou a marca de 1,4 milhão de visualizações no YouTube.

.
Streamings

Atualmente, Ed Sheeran é o segundo artista mais ouvido do Spotify na história (perde apenas para Drake) com mais de 9,4 bilhões de execuções. Apenas os dois astros possuem dois singles com mais de 1 bilhão de streams. “Shape Of You” é a música mais executada da história da plataforma, sendo tocada mais de 1,9 bilhão de vezes. “Thinking Out Loud” acumula mais de 1,1 bilhão de plays. Seis de seus singles já ultrapassaram 500 milhões de execuções (além das citadas anteriormente, “Photograph”, “Perfect”, “Castle on the Hill” e “Galway Girl” fecham a lista).

Álbum

As vendas de álbuns podem estar em baixa, mas isto não significa que as pessoas tenham deixado de consumir os lançamentos mais recentes de seus astros e estrelas favoritos. Não foi surpresa para ninguém quando Divide foi confirmado como o disco mais vendido de 2017. Foram 9,6 milhões de cópias em todo o mundo, de acordo com o Global Music Report 2018, da IFPI. E a capacidade de continuar vendendo bem após meses de consumo constante é impressionante. No Reino Unido, por exemplo, Divide aparece na 3ª posição entre os mais vendidos deste ano, mesmo tendo sido lançado em março de 2017.

Certificações

Para a indústria fonográfica britânica, Ed Sheeran é visto como uma espécie de “salvador”. Em 2017, o BPI (British Phonographic Industry) afirmou que as receitas de exportação cresceram 12% em comparação ao ano anterior, impulsionadas pela “demanda global fenomenal” do terceiro álbum do cantor. Ao passo que Divide saía das lojas, mais pessoas conheciam o cantor de “Shape Of You” e iam atrás dos trabalhos antecessores: Plus (2011) e Multiply (2014) seguiram vendendo aos montes. Em setembro deste ano, o álbum de estreia de Sheeran ganhou seu oitavo álbum de platina no Reino Unido.

Durante a passagem pelo Canadá em setembro, Sheeran recebeu várias placas da Warner Music celebrando os feitos de Divide no país: foram sete álbuns de platina, assim como placas de single para “Perfect” (diamante), “Castle On The Hill” (platina quíntupla), “Galway Girl” (platina quádrupla) e “Happier” (platina dupla). Vale ressaltar que “Perfect” é apenas o quarto single a atingir tal feito este ano, e agora divide a honra com “Shape Of You”, que atingiu o mesmo status no ano passado.

Reconhecimento

O ano começou com dois Grammys nas categorias de Performance Pop Solo por “Shape Of You” e Álbum Pop por Divide. No BRIT Awards foi laureado com o troféu de Sucesso Global. Na sequência ganhou o prêmio de Canção do Ano no ASCAP Music Awards e o de Música mais tocada no Global Awards, ambos por “Shape Of You” .

Em maio, uma grande noite para Sheeran no Billboard Music Awards. Após receber 15 indicações em diversas categorias, o cantor foi premiado em seis delas – Artista do Ano, Artista Masculino, Melhor Artista do Hot 100, Melhor desempenho em vendas de música, Melhor desempenho em rádio e Melhor Música de Rádio por “Shape Of You”.

No início de outubro, a Broadcast Music, Inc. (BMI) homenageou Ed Sheeran e Johnny McDaid com o prestigioso prêmio de ‘Canção do Ano’ por “Shape Of You”. Este foi o terceiro ano consecutivo que Sheeran foi eleito nesta categoria. Em 2017, “Love Yourself”, gravada por Justin Bieber, foi a escolhida, e “Thinking Out Loud” foi premiada em 2016. O troféu é dado à música mais tocada do ano anterior por escritores britânicos ou europeus no catálogo da BMI.

No próximo dia 9 de outubro, Sheeran concorrerá a seis prêmios no American Music Awards. O cantor disputa os troféus de Artista do Ano, Artista Masculino Pop/Rock Favorito, Artista Adulto Favorito, Canção Pop/Rock Favorita por “Perfect”, Álbum Pop/Rock Favorito por Divide e Turnê do Ano.

Turnê

Em 2017, a Divide World Tour foi a oitava em faturamento. E os números em 2018 são ainda melhores: de acordo com a revista americana Pollstar, o primeiro semestre foi dominado por Sheeran, que junto de seu fiel violão e caixa de pedais, liderou o ranking com uma renda bruta de 213,9 milhões de dólares. Isto representa nada menos que 100 milhões de dólares a mais que o segundo colocado do ranking, Bruno Mars. O ruivo ainda deixou pra trás gigantes como Rolling Stones e Taylor Swift. A revista ainda aponta que o desempenho semestral do cantor é o melhor de todos os tempos desde 2009, batendo a marca recorde anterior que pertencia ao Guns N’ Roses, que havia alcançado 151,5 milhões de dólares em 2017.

Não contente em ter quase certamente a maior turnê deste ano, outros recordes já começaram a ser batidos para 2019. Ingressos para uma série de shows em festivais europeus, parques, estádios e outros locais ao ar livre no próximo verão europeu foram postos à venda no início deste mês. Obviamente, muitas datas já estão sold out, ou seja, esgotadas. Promotores em toda a Europa comemoram a enorme resposta positiva à nova série de shows, que acredita-se ser a última da turnê. “A ‘Edmania’ não tem fim”, entusiasma-se a alemã FKP Scorpio, que em cinco dias vendeu mais de 200 mil ingressos para apenas quatro shows: 22 e 23 de junho (em Hockenheimring) e 2 e 3 de agosto (em Hanover Fairground).

O empresário do cantor, Stuart Camp, fala sobre os números: “Nossa estratégia ao vivo sempre foi a mesma: um ótimo show colocado a um preço acessível para os fãs de Ed. Nosso desafio é tornar a experiência especial e fazer com que todos queiram voltar. Nós sempre nos esforçamos para nunca desistir dessa ética. Não há preços exorbitantes para VIPs ou revendas. Nós lutamos muito contra mercados secundários inescrupulosos. Nós vamos ao máximo de lugares que pudermos.”

A cereja do bolo foi o fato da Forbes ter listado Sheeran como o artista solo mais bem pago em sua nova lista de Celebridades Mais Pagas. O U2 e o Coldplay têm uma classificação mais alta, mas com todos os membros da banda agrupados.

.
Está feito o desafio: aponte um artista com números mais impressionantes que Ed Sheeran em 2018!

Escrito por Daiv Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Azealia Banks apoia candidato a presidente Ciro Gomes: “parece honesto e confiável”

POPline BDay: Bruno Martini completa o time de 10 artistas que vão se apresentar na nossa festa de 12 anos!