Ed Sheeran revelou que o processo de plágio pela canção “Shape Of You” impactou o seu processo criativo. Em entrevista à BBC, o músico contou que, agora, filma todas as etapas de composição de suas canções. O cantor britânico foi absolvido das acusações após 11 dias de julgamento por um juiz do Supremo Tribunal de Londres.
“Eu filmo tudo, tudo está filmado. Tivemos reivindicações nas músicas e dissemos: ‘bom, aqui está a gravação e você assiste. Você verá que não há nada lá. Há o ponto de George Harrison em que ele disse que tem medo de tocar no piano, pois pode estar tocando a nota de outra pessoa. Há definitivamente um sentimento disso no estúdio”, declarou Sheeran à BBC.
Inocentado
O processo foi aberto pelo cantor conhecido como Sami Switch e o produtor musical Ross O’Donoghue, que alegavam que “Shape of You” tinha sido influenciada diretamente pela música “Oh Why”, lançada por eles em 2015, dois anos antes da faixa de Ed Sheeran.
Mas, segundo a decisão do juiz, não há provas suficientes que corrobore a afirmação de que Ed Sheeran intencionalmente ou até subconscientemente copiou “Oh Why” quando compôs “Shape of You”.
“Enquanto há similaridades entre o gancho de ‘Oh Why’ e aspectos de ‘Shape of You’, também há diferenças significativas”, afirmou o juiz em sua decisão.