Atentos às fraudes que circulam na internet no período do final do ano, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) divulgou uma nota esclarecendo que não enviam boletos de cobrança para os clientes por e-mail. “Um dos princípios do Ecad é a segurança de dados: estamos sempre atentos a todas as medidas de precaução para proteger todas as informações que administramos”, explicam, em nota publicada em seu site oficial. Sendo assim, quem recebeu algum e-mail com esse direcionamento precisa ficar atento: pode ser fraude!
De acordo com a Instituição, somente é possível emitir boletos de cobrança por meio dos canais oficiais, como o Canal do Cliente e a assistente virtual Mila. Para garantir a segurança, em ambos os canais é preciso informar dados como CNPJ e e-mail de preferência cadastrado para receber o boleto.
A exceção a esta regra são os boletos enviados por funcionários habilitados do Ecad que trabalham em uma das 22 unidades espalhadas por todo o Brasil, por representantes das 23 agências credenciadas em cidades menores ou do interior ou por funcionários das empresas de teleatendimento AlgarTech e Call Link, que prestam esse serviço ao Ecad. Para garantir a veracidade dos e-mails, o cliente pode consultar o nome dos profissionais habilitados para este tipo de cobrança no site da instituição.
Antes de efetuar o pagamento, confira as dicas:
– Os boletos do Ecad são emitidos exclusivamente pelo Banco Bradesco;
– Alguns números no código são padronizados e devem constar em todos os boletos emitidos pelo Ecad. Para garantir a autenticidade do boleto, confira se os três primeiros dígitos do boleto são 237;
– No boleto, o nome do beneficiário deve sempre constar como “Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – Ecad”, juntamente com o CNPJ da instituição: 00.474.973/0001-62;
– Caso encontre qualquer diferença, não efetue o pagamento. Entre imediatamente em contato com a unidade mais próxima ou realize uma denúncia no Canal de Denúncias do site do Ecad.