Connect with us

O que está procurando?

#BIZ

‘É uma luta, mas o resultado sempre vale a pena’, diz Soraia Oliveira, sobre trajetória na cultura

Empreendedora na Laje Lab, curadora e gestora da Semana da Música de Salvador (SMS), Soraia Oliveira fala sobre a primeira edição do evento e sua carreira profissional
Soraia Oliveira, Empreendedora na Rede Lab, curadora e gestora da Semana da Música de Salvador (SMS)
Soraia Oliveira, Empreendedora na Laje Lab, curadora e gestora da Semana da Música de Salvador (SMS). Foto: Arivaldo Publio/Divulgação

A engrenagem cultural brasileira é repleta de profissionais que gerenciam iniciativas, que além de impactar a vida de várias pessoas e movimentar a economia, fortalecem a riqueza histórico-social do país. No Dia Internacional das Mulheres, celebrado nesta sexta-feira (8), o POPline.Biz é Mundo da Música destaca a trajetória da empreendedora cultural, Soraia Oliveira, nome à frente da Laje Lab, além de curadora e gestora da Semana da Música de Salvador (SMS).

Com o objetivo de inserir a Bahia no roteiro dos eventos do mercado da música e fixar, no estado, um ciclo anual de debates panorâmicos sobre a área, difundindo conhecimentos para aperfeiçoar o gerenciamento de negócios e carreiras artísticas, a Semana da Música de Salvador (SMS) – Música, Mercado e Tecnologia acontece entre os dias 14 e 17 de março reunindo, na CAIXA Cultural Salvador, diversos profissionais da música. A programação é gratuita e o evento tem patrocínio da CAIXA e Governo Federal.

Leia Mais:

Em entrevista exclusiva ao POPline.Biz é Mundo da Música, Soraia Oliveira conta os desafios da sua carreira profissional e os detalhes do evento pioneiro, Semana da Música de Salvador (SMS) – Música, Mercado e Tecnologia. Confira a entrevista na íntegra abaixo.

POPline.Biz – Soraia, quais caminhos da sua trajetória profissional que a levaram a construir o SMS 2024?

Soraia Oliveira – Sou formada em Comunicação Social e atuei no terceiro setor por muito tempo. Em paralelo, fui me interessando pela área da cultura. Em 2004, eu decidi me dedicar e me capacitar na área. Comecei quando Editais de patrocínio eram uma novidade. Várias afinidades me aproximaram mais do trabalho com a música naquele momento. Acabei lançando um selo fonográfico dedicado a promoção da música autoral baiana.

A experiência foi maravilhosa para mim, de 2007 até 2015, quando, por diversos motivos, decidi me afastar da área. Havia perdido o desejo em me dedicar a um mercado que é complexo para quem atua nos bastidores também. Muita dedicação e esforço que nem sempre dão em troca. Finalizei o ciclo e junto veio também todas as dificuldades que enfrentamos na área da Cultural nos últimos anos.

Na Pandemia, dediquei um tempo a pensar o que faria com a minha experiência e dedicação a área. Resgatei alguns projetos e a Semana da Música era um desejo antigo, desde que eu tinha o selo e frequentava a maioria dos eventos de music convention. Criei uma rede de relacionamento de respeito. Em 2022, iniciei o movimento de pensar em realizar o Projeto. E agora, estou feliz em concretizar!

Soraia Oliveira, Empreendedora na Rede Lab, curadora e gestora da Semana da Música de Salvador (SMS)

Soraia Oliveira, Empreendedora na Laje Lab, curadora e gestora da Semana da Música de Salvador (SMS). Foto: Arivaldo Publio/Divulgação

POPline.Biz – Como foi o processo para selecionar os profissionais convidados e os temas propostos?

Soraia Oliveira – Atuo como produtora executiva na área da música desde 2003. Tive selo fonográfico, atuando por 08 anos, nesse período estive como diretora criativa e gestora do selo, entre outras funções. Durante todo esse tempo frequentei os diversos eventos de music convention nas principais capitais e alguns fora do Brasil.

Me aproximei de diversos profissionais e sempre acompanhei a atuação deles e do mercado em si. Ainda afastada do mercado, mantive essa relação de acompanhar tudo, para pensar sobre a Semana da Música no momento certo.

Decidi formatar uma Curadoria bem intuitiva, como um ciclo formativo, que unissem temas técnicos e transversais, e levassem o público a pensar de forma diversa e ampla sobre o mercado. Ao mesmo tempo, que a Programação como um todo, dialogasse com a nossa cidade de Salvador.

A partir disso, foi fácil pensar os nomes e iniciar um diálogo com cada convidada e convidado expondo essa perspectiva. Recebi rapidamente, com incentivo e muita empolgação, o retorno e estamos aqui felizes com o resultado do que consegui reunir.

Semana da Música de Salvador 2024.

Semana da Música de Salvador 2024. Foto: Divulgação

POPline.Biz – Por que Salvador foi escolhida como a primeira cidade do SMS? Existe o pensamento em levar o projeto para outros locais do país?

Soraia Oliveira – Na verdade, Salvador é uma das poucas capitais que não sedia um evento calendarizado com uma programação de dias, voltado especialmente para o mercado da música, a exemplo de Recife, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, que possuem seus eventos há anos.

A Semana da Música de Salvador surge para fixar, em nossa cidade, um ciclo anual de debates panorâmicos sobre a indústria da música. Além disso, difundir conhecimento, apresentar ferramentas para que a cena possa aperfeiçoar o gerenciamento de negócios e as carreiras artísticas. Um evento focado em capacitação que pretende contribuir para o fortalecimento do mercado e criar um ambiente para novos negócios e parcerias.

Ao colocar Salvador no mapa das music conventions, a Semana da Música de Salvador busca estabelecer na agenda um encontro na cidade, que se tornou referência, para o mundo, a partir da intensidade das suas trocas e inventividade

POPline.Biz – Além do SMS, quais outros projetos que você está envolvida? Quais atividades que a sua empresa exerce?

Soraia Oliveira – Hoje atuo através da minha plataforma Laje Lab, que não é uma empresa, é uma assinatura para os projetos que idealizo, desenvolvo e sou a gestora, ou para atuar em parceria como é o caso da Rede Amo, plataforma parceira da Semana da Música. Nos unimos a vários projetos interessantes que estejam conectados com nosso Estado e nossa cidade. A SMS 2024 é um deles, entre outros, que vamos iniciar esse ano e que podem ser acompanhados pelos nossos perfis nas redes sociais.

Entre outros projetos, cito também minha parceria com o Selo de música Instrumental, Sinfônica e de câmara para quem atuo com consultora e assessora fonográfica. A OSBA, que venho me aproximando com serviços de assessoria e consultoria para projetos e editais de cultura para sustentabilidade, e o projeto Escola Aguidavi do Jêje que ofereceu aulas de capacitação em música e outras linguagens para crianças e adolescentes do Engenho Velho da Federação, no Terreiro do Bogum, para qual atuo com Gestão Executiva.

Eu me considero como uma pessoa do ramo da criatividade com um perfil empreendedor, o que me leva a realizar os projetos. É uma delícia ver concretizar o que você idealiza. É uma luta, mas o resultado sempre vale a pena. Além da plataforma Lajelab, tenho outras assinaturas como, por exemplo: a marca Baianada, que lança camisetas que homenageia artista baianos e que foi criada para expandir minha forma de socializar com a minha cidade, com meu Estado, e que explicita meu orgulho de ser Nordestina, de ser Baiana.

Soraia Oliveira, empreendedora cultural e gestora da Semana da Música de Salvador

Soraia Oliveira, empreendedora cultural e gestora da Semana da Música de Salvador. Foto: Arivaldo Publio/Divulgação

POPline.Biz – Qual a sua expectativa em relação à primeira edição da SMS?

Soraia Oliveira – A expectativa é grande, apesar de ter consciência de que é a 1ª Edição da Semana da Música de Salvador, que temos limitações do espaço com a lotação máxima de 70 pessoas por palestra, além do limite orçamentário, pelo pouco tempo que tivemos para ativar marcas parceiras e cumprir muitas etapas para conseguir realizar a SMS 2024.

Acreditamos e apostamos na Programação, nos profissionais que a Curadoria conseguiu reunir e também na demanda e carência da cidade por eventos esoecificos de capacitação e network para a área. Sempre frequentei a maioria das music conventions e ainda são raras as pessoas da nossa cidade por lá.

Então, apostamos que Salvador vai receber muito bem essa 1ª Edição e aderir em peso. E, mais ainda, temos a certeza já, como apontam as conversas com os possíveis novos parceiros que o próximo ano de 2025 promete!

Semana da Música de Salvador – Música, Mercado e Tecnologia 

Local: CAIXA Cultural Salvador, Rua Carlos Gomes, 57, Centro.

Data: 14, 15, 16 e 17 de março (quinta a domingo)

Ingressos: Na plataforma Sympla (disponível para retirada antecipada). Será permitida uma inscrição por pessoa. Acesse aqui para fazer sua inscrição.

Classificação indicativa: Livre

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Palestrantes:

@gutabraga
@clauassef
@dandaraferreira
@marinamattoso
@filipecatto
@lorenacalabria
@elisape
@milaventura_
@anitacarvalho_
@mariafortuna27
@nat.diasss
@caru_____
@neila_kadhi
@ofirsouza
@mannogoes
@bittencourtmarcia
@susanasbatista
@umtakeo
@artiscultural
@eusoubeatrizalmeida

Mídias Parceiras/Imprensa:

@poplinebizmm
@salvadormeuamor
@_souduo
@kkmoreno
@umvitorandrade
@laainaiane

Realizadores:

@lajelab
@rede.amo

Parceiros Institucionais:

@ubcmusica
@ubc_salvador
@ecad_oficial
@mct.mus
@escolamusicaenegocios

Equipe

@sora_somente_sora
@mauriciorehm
@azvdoin
@pedrolivr_
@luanbore
@guttocrv
@arielsmoreira
@rodrigossn
@vavafurquim
@betomsantana
@lucianodosreisantos
@arivaldopublio

Espaço/Patrocinador:

@caixaculturalsalvador

Destaques

#Mercado

Em celebração ao dia da Consciência Negra e à força do movimento do Hip Hop no Brasil, o Museu da Cultura Hip Hop RS...

#Noticias

Rebecca Black conversou com o POPline no último dia 6, mesmo dia em que Donald Trump foi decretado como novo presidente dos Estados Unidos...

#Noticias

Após receber uma indicação ao Latin GRAMMY com o projeto “Lagum ao Vivo” e realizar uma turnê nacional de sucesso, Lagum lança “Curva da...