Nesta terça-feira (6), Dua Lipa venceu a primeira etapa do processo judicial envolvendo o smash hit “Levitating”. A ação movida pela banda Artikal Sound System contra a cantora, foi rejeitada pelo o juiz distrital dos EUA, Sunshine S. Sykes. No entanto, os acusadores ainda podem tentar recorrer da decisão.
LEIA MAIS:
- Correspondente da TV Globo em Londres descobre que mora em casa que foi de Dua Lipa
- Ludmilla, Vini Jr, Dua Lipa e mais famosos vão a show de Beyoncé em Londres
- Dua Lipa, Nicki Minaj, Karol G e mais são confirmados na trilha sonora de “Barbie”
Tudo começou quando a Artikal Sound System processou Dua Lipa no ano passado , alegando que “Lavitating” apresenta fragmentos de “Live Your Life”, lançada em 2017 pela banda de reggae, como parte do EP “Smoke and Mirrors”. Os acusadores afirmam que a diva teve acesso à versão inicial da faixa.
No entanto, segundo a Billboard, inicialmente todas as acusações contra Lipa caíram por terra. Em sua primeira decisão, Sykes afirmou que a banda falhou em provar que a estrela britânica e os criadores do smash hit global tiveram acesso a “Live Your Life” antes de fazer a música – um requisito fundamental em qualquer processo de direitos autorais.
O site norte-americano afirma que a banda Artikal Sound System apresentou no processo que um dos co-escritores de “Levitating” já havia trabalhado com uma mulher que teria aprendido violão com o cunhado de um membro da banda, o que supostamente favoreceu o acesso da cantora à faixa. No entanto, essa informação não foi o suficiente para o juiz.
“Esses links atenuados, que têm pouca conexão com qualquer uma das duas composições musicais em questão aqui, também não sugerem uma probabilidade razoável de que os réus realmente tenham encontrado a música dos queixosos. A falha dos Requerentes em especificar com que frequência eles tocaram “Live Your Life” publicamente durante o período especificado, onde essas apresentações ocorreram, e o tamanho dos locais e/ou público impede o Tribunal de concluir que as apresentações ao vivo da música pelos requerentes contribuiu plausivelmente para a saturação dos mercados nos quais os réus o teriam encontrado”, escreveu Sykes em comunicado divulgado pela Billboard.
Vale destacar que a Artikal Sound System tem até sexta-feira, 16 de junho, para reapresentar o caso e recorrer da decisão do juiz.