No domingo (19) Dua Lipa causou um rebuliço na internet com uma publicação envolvendo questões políticas.
Na imagem que deu o que falar, ela explica o significado da palavra “autochthonous” – em português, “autóctone“. “indígenas em vez de descendentes de migrantes ou colonos”, diz a definição dela.
De acordo com o dicionário Oxford Languages, significa: “que ou quem é natural do país ou da região em que habita e descende das raças que ali sempre viveram; aborígene, indígena.“.
Na imagem publicada, ainda há um mapa dos territórios habitados pela Albânia nos Bálcãs, legendada com a definição da palavra “autóctone”.
au•toch•tho•nous adjective
(of an inhabitant of a place) indigenous rather than descended from migrants or colonists pic.twitter.com/OD9bNmLcZ4— DUA LIPA (@DUALIPA) July 19, 2020
Qual é a polêmica?
A questão é mais complexa do que parece, mas vamos resumir. Dua Lipa é filha de pais pais kosovares-albaneses. Portanto, ela está diretamente envolvida nessas questões. A situação é que ela defende o reconhecimento de Kosovo como uma nação independente da Sérvia e quer a retomada de alguns territórios perdidos após uma sangrenta guerra entre os anos de 1998 e 1999.
No entanto, tal ideia é acusada de nacionalista e ainda é comparada com o nazismo – que também lutava por territórios e defendia a “raça pura”.
Especialista no assunto, Florian Bieber, considerou tal publicação um “nacionalismo estúpido”, alegando que o mapa “representa o mesmo tipo de nacionalismo excludente e também agressivo que qualquer outro”. A atitude também foi relacionada, no Twitter, como “terrorismo” e parte de uma “agenda nazista”. As reclamações incluíam insultos pensados, além do Slogam “Kosovo é a Sérvia”.
Por outro lado…
Apesar de tanta polêmica, grande parte da população albanesa foi apoiar Dua Lipa. Muitos defendem que essa não foi uma publicação de ódio. Eles enxergam como uma maneira de “desmascarar” as alegações de negar a indigeneidade albanesa nos Balcãs que foram usadas para justificar a limpeza étnica durante a Guerra do Kosovo e na Chameria.
Dua Lipa já tinha falado sobre o assunto anteriormente. Dias antes, ela compartilhou uma petição para que o serviço de mapas da Apple mostrasse uma fronteira entre o Kosovo e a Sérvia – outros artistas também apoiaram.
Muitos países membros da ONU (Organização das Nações Unidas) já reconhecem Kosovo como uma país independente, mas isso não é unânime.
Fica a polêmica. No final das contas, fica a dica: é melhor estudar e entender melhor o assunto e entrar em diálogo antes de atacar.
>> De volta a Nova York, Dua Lipa aparece morena em passeio com o namorado
>> Dua Lipa vira animação em clipe de “Hallucinate”