Menu
in , ,

Dua Lipa rebate críticas por querer reconhecimento de Kosovo como estado independente

(Foto: Reprodução / Twitter @dualipa)

Dua Lipa apareceu no Twitter nesta terça (21/7) para tratar sobre seu post do último domingo, quando ela publicou uma arte que causou polêmica. Dua, descendente de kosovares-albaneses, defendeu o reconhecimento de Kosovo como um estado independente (ele é um território da Sérvia) e foi duramente atacada.

A cantora foi acusada de “defender raça pura”, terrorismo e fazer parte de uma “agenda nazista”. Segundo ela, não era nada disso. Sua postagem foi distorcida: ela só queria tratar de suas raízes. “Sempre que posto sobre Kosovo, meu feed enlouquece”, escreveu a popstar.

(Foto: Reprodução / Twitter @dualipa)

Confira a tradução:

“Meu post anterior não era para incitar nenhum ódio. Eu fico triste e com raiva que meu post tenha sido intencionalmente mal interpretado por grupos e indivíduos que promovem o separatismo étnico, algo que rejeito completamente.

Sempre que posto sobre Kosovo, meu feed enlouquece, mesmo que seja sobre algo alegre como comida ou música. Deparo-me com uma forte resistência à ideia de uma autêntica cultura kosovana.

Todos nós merecemos sentir orgulho de nossa etnia e de onde viemos. Eu simplesmente quero que meu país seja representado no mapa e que eu possa falar com orgulho e alegria sobre minhas raízes albanesas e sobre o país da minha mãe. Eu encorajo todo mundo a abraçar suas heranças, e a ouvir e aprender uns com os outros. Paz, amor e respeito para todos.

Dua Lipa”

(Foto: Reprodução / Twitter @dualipa)

Entenda a polêmica

Kosovo é considerado um território da Sérvia, administrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1999, quando acabou uma guerra sangrenta na região. A Sérvia não admite o reconhecimento de Kosovo como estado independente, porque isso violaria sua soberania e seu direito internacional.

Recentemente, Dua Lipa compartilhou uma petição para que o serviço de mapas da Apple mostrasse uma fronteira entre Kosovo e Sérvia. Quando ela diz que Kosovo não consta no mapa, é por causa disso: ele é considerado “parte da Sérvia”.

Compartilhe:

Sair da versão mobile