Drama gay ignorado na Netflix, “Rustin” recebe indicação ao Oscar
Colman Domingo, protagonista de “Rustin”, está indicado ao Oscar 2024 por seu desempenho como o ativista Bayard Rustin, importante na luta por direitos civis nos Estados Unidos.
A indicação de Colman Domingo ao Oscar de melhor ator por “Rustin” é uma grande oportunidade de chamar a atenção para o filme. O drama real, que conta a história do ativista negro e gay Bayard Rustin, estreou na Netflix em novembro e não atraiu muitos espectadores até agora.
“Rustin” mostra como a participação de Bayard Rustin na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos foi apagada da história por conta de racismo e homofobia. O ativista foi importante ao orquestrar a Marcha sobre Washington em 1963.
Veja o trailer de “Rustin”!
Coube a Colman Domingo, também um homem negro e gay, interpretar a figura histórica esquecida, com direção de George C. Wolfe (de “A Voz Suprema do Blues”). O filme tem roteiro de Julian Breece (de “Olhos Que Condenam”) e Dustin Lance Black (vencedor do Oscar por “Milk: A Voz da Igualdade”).
“[Esse papel] É uma oportunidade extraordinária, e não quero usar a frase ‘tentando acertar’, mas quero apenas ser capaz de emprestar tudo o que puder para criar um ser humano muito complexo, que tinha tanto espírito, motivação, inteligência e propósito, e estava comprometido em mudar a América. Não é uma oportunidade dada todos os dias, principalmente a mim, como ator. Quantas pessoas têm a oportunidade de interpretar um de seus heróis? Isso não acontece com frequência”, Colman Domingo diz ao site Deadline.
(Foto: Getty Images / Uso autorizado POPline)
Nesta temporada de premiações, Colman Domingo também recebeu indicações ao BAFTA Awards, ao Critics Choice Awards, ao Globo de Ouro, ao Satellite Awards e ao SAG Awards, entre outros.
Os vencedores do Oscar 2024 serão anunciados em 10 de março.