A indicação de Colman Domingo ao Oscar de melhor ator por “Rustin” é uma grande oportunidade de chamar a atenção para o filme. O drama real, que conta a história do ativista negro e gay Bayard Rustin, estreou na Netflix em novembro e não atraiu muitos espectadores até agora.
Leia mais:
- Saliência, aqui não! “Saltburn” fica fora da lista de indicados ao Oscar
- Ué? Ken é indicado ao Oscar, mas Barbie não
- Oscar 2024: Veja a lista completa de indicados!
- Nicholas Galitzine fala sobre heterossexuais interpretarem gays
“Rustin” mostra como a participação de Bayard Rustin na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos foi apagada da história por conta de racismo e homofobia. O ativista foi importante ao orquestrar a Marcha sobre Washington em 1963.
Veja o trailer de “Rustin”!
Coube a Colman Domingo, também um homem negro e gay, interpretar a figura histórica esquecida, com direção de George C. Wolfe (de “A Voz Suprema do Blues”). O filme tem roteiro de Julian Breece (de “Olhos Que Condenam”) e Dustin Lance Black (vencedor do Oscar por “Milk: A Voz da Igualdade”).
“[Esse papel] É uma oportunidade extraordinária, e não quero usar a frase ‘tentando acertar’, mas quero apenas ser capaz de emprestar tudo o que puder para criar um ser humano muito complexo, que tinha tanto espírito, motivação, inteligência e propósito, e estava comprometido em mudar a América. Não é uma oportunidade dada todos os dias, principalmente a mim, como ator. Quantas pessoas têm a oportunidade de interpretar um de seus heróis? Isso não acontece com frequência”, Colman Domingo diz ao site Deadline.
Nesta temporada de premiações, Colman Domingo também recebeu indicações ao BAFTA Awards, ao Critics Choice Awards, ao Globo de Ouro, ao Satellite Awards e ao SAG Awards, entre outros.
Os vencedores do Oscar 2024 serão anunciados em 10 de março.