A Downtown Music Holdings anunciou nesta terça-feira (11) a nomeação de Molly Neuman como presidente da CD Baby, seu departamento direcionado à distribuição e monetização de músicas por creators, de maneira integrada com as plataformas de streaming e sociais. A executiva acumula 30 anos experiência no mercado fonográfico, tendo passado pela Associação Americana de Música Independente e Kickstarter.
LEIA MAIS:
- UBC bate recorde histórico com distribuição de R$ 791 milhões em 2023
- Exclusivo: Altafonte Brasil assina contrato de distribuição do álbum ‘SPC Acústico 2 – O Último Encontro’
- Downtown e Bank of America oferecem R$2,6 bilhões em fundo para música independente
A mudança no quadro operacional da Downtown Music vem acompanhada pelas recomendações de outros executivos do grupo empresarial. De acordo com a holding, a Downtown e sua CD Baby devem continuar a capacitar artistas independentes. Molly Neuman sucede ao executivo Scott Williams, que presidiu a CD Baby mantendo, na avaliação do grupo, a posição líder na distribuição digital de música.
Williams permanecerá como consultor da DowntownMusic e da CD Baby. Além dele, a COO Christine Barnum, líder do setor de Trust & Safety da CD Baby, deixará a empresa. Ao mesmo tempo, Neuman recebe o suporte do CEO da Downtown Music, Pieter van Rijn. Internamente, a executiva já havia ocupado os cargos de Diretora de Marketing na CD Baby e presidente da empresa de administração editorial Songtrust.
“Depois de seu período de grande sucesso liderando a Songtrust e posteriormente liderando a equipe de marketing e comunicação de Downtown, Molly é a escolha perfeita para liderar a CD Baby neste novo capítulo. Sua liderança visionária e profundo conhecimento do cenário da música independente elevarão nosso relacionamento direto com o creator e nos ajude a promover nossa missão de apoiar e capacitar artistas em todas as fases de suas carreira”, declara Pieter van Rijn, CEO da Downtown Music.
A expectativa do grupo da Downtown é que Neuman assuma a direção de parcerias com as marcas Downtown, CD Baby e Soundrop. Molly Neuman deve operar na liderança para ofertar os serviços para artistas independentes. Sob a liderança de Neuman, a Downtown deve reapresentar as estratégias para ofertas de serviços, incluindo ações de editoração, distribuição, marketing artístico, arrecadação de royalties da Downtown Music.
“Estou emocionada por embarcar neste próximo capítulo de crescimento na CD Baby e Downtown. Sou apaixonada em fornecer aos artistas independentes as ferramentas e oportunidades de que precisam para ter sucesso. Estou ansiosa para trabalhar com as equipes talentosas da CD Baby e da Soundrop para impulsionar a inovação e o crescimento e continuar a construir um ecossistema para criadores de todo o mundo”, diz Molly Neuman no pronunciamento oficial na Downtown Music.
Atualmente, a CD Baby fornece a distribuição de músicas em 150 serviços de streaming, com opção de download, incluindo Spotify, Apple Music, TikTok, Amazon, Pandora, YouTube e Deezer. O serviço também atua na monetização no YouTube, licenciamento e direitos autorais. Já no caso do marketing, a CD Baby integra suas ações com as ferramentas Show.co e HearNow, para alternar nos formatos digitais e físicos.