(Foto: Globo)
in ,

Com Douglas e PA, BBB tem dois homens negros na final pela 1ª vez

Análise dos Top 3 das edições anteriores do reality apontam pouca presença de pessoas negras nas finais

Depois de 22 edições do ‘Big Brother Brasil‘, o programa terá este ano sua primeira final com dois homens negros. Paulo André e Douglas Silva entram numa seleta lista de pessoas negras que chegaram ao Top 3 do programa. Esta, inclusive, é a segunda vez que reality tem uma final com duas pessoas negras disputando a vitória da competição.

ENQUETE BBB22: Arthur Aguiar, Douglas Silva ou Paulo André, quem deve ser o campeão?

Douglas e Paulo André são os primeiros homens negros a chegarem juntos na final do reality. (Foto: Globo)

LEIA MAIS:

A final do BBB22 é histórica em diversos quesitos. Primeiro, esta é a primeira edição que tem três participantes homens na final, algo que nunca havia acontecido. Antes, apenas mulheres tinham conquistado juntas o Top 3, em 2014, 2017 e 2020.

Além disso, os brothers formam a segunda final com duas pessoas negras. Antes, essa formação aconteceu apenas no BBB1, com Vanessa e André Gabéh, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Com isso, Douglas Silva e Paulo André formam a primeira final com dois homens negros.

Vale lembrar que, até o BBB21, o programa contou com apenas 10 participantes negros na final. Dentro desse seleto grupo, cinco são mulheres e os outros cinco são homens. Agora, com a chegada de Paulo André e Douglas à final, o número de homens chegará a sete.

Quando a análise é feita com base em vitórias, esse número reduz ainda mais. Apenas quatro pessoas negras conquistaram o primeiro lugar em suas finais do reality. Dessas, três vitórias foram conquistadas por mulheres: Mara, do BBB6, Gleice, do BBB18 e Thelma, do BBB20. Além delas, Jean Wyllys, do BBB5, também foi vencedor, sendo o único homem da lista.

Estes dados comprovam uma desigualdade grande dentro do reality: a falta de representatividade negra nas finais do programa. Na próxima terça-feira (26), o público poderá alterar os números de negros vitoriosos. Caso DG ou PA vença a 22ª edição do reality, o campeão se tornará o segundo homem negro a ganhar a disputa.

ENQUETE BBB22: Arthur Aguiar, Douglas Silva ou Paulo André, quem deve ser o campeão?

Depois da última eliminação do BBB22 neste domingo (24), que fez com que Eliezer se despedisse do reality com 65,76% dos votos, restam apenas três brothers na disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão. Agora, é a vez do público decidir quem será o campeão desta edição do ‘Big Brother Brasil‘: Arthur Aguiar, Douglas Silva ou Paulo André, quem deve vencer o programa?

Enquanto espera a grande final, que acontecerá na terça-feira (26), participe de nossa enquete!

*Lembrando que essa enquete é uma parcial e não tem relação com o andamento do BBB22.

O POPline está fazendo uma cobertura completa de tudo que está acontecendo no BBB22. Fique de olho para não perder nadinha!

Curtiu esta matéria? Leia mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Escrito por Kaique Corrêa

ENQUETE BBB22: Arthur Aguiar, Douglas Silva ou Paulo André, quem deve ser o campeão?

Bate-Papo BBB: Eliezer conta sensação ao ver Vyni ser eliminado do reality