in ,

Domínio feminino, nomes que retornam às indicações e outras surpresas: as curiosidades do Grammy 2020


Saíram finalmente os indicados ao Grammy Awards de 2020 e com a lista compartilhada na manhã desta quarta-feira (20) vieram algumas surpresas.

Quem é vivo sempre aparece

Jojo faz sua primeira visita na lista. Para 62ª edição, Jojo aparece como convidada de PJ Morton na música “Say So” que concorre em Best R&B Song.

Os Jonas Brothers também estão de volta à premiação. O trio recebeu uma nomeação por “Sucker” em Best Pop Dup/Group Performance. Esta é apenas a segunda nomeação dos irmãos que apareceram na categoria de “Artista Revelação” em 2009 – Adele venceu naquele ano.

Brandy também pode celebrar. Ela aparece esse ano em Best R&B Performance por “Love Again”, música de Daniel Caesar. Desde 2004, a cantora de R&B ficava de fora do Grammy e soma agora 12 indicações e uma vitória.

A recordista

(Foto: Divulgação / Parkwood Entertainment)

Beyoncé se mantém como a artista feminina mais indicada na história do Grammy. Com a inclusão de “Homecoming” em Best Music Film, de “Spirit” em Best Pop Solo Performance e e Best Song Written For Visual Media e “The Lion King: The Gift” em Best Pop Vocal Album, a cantora arredondou suas nomeações para 70.

A mais jovem

Ela foi a primeira artista nascida neste milênio a conquistar o topo da parada dos Estados Unidos e em 2019, Billie Eilish acaba de conquistar mais um feito em sua breve carreira: ela é a artista mais jovem a receber indicações nas quatro principais categorias, na mesma edição do Grammy Awards: Revelação, Álbum do Ano, Música do Ano e Gravaão do Ano. A cantora de 17 anos inaugurou seu perfil no site do Grammy já com seis indicações no total.

Serviço completo

Além de Billie uma outra artista este ano descolou indicações nas principais quatro categorias: Lizzo. Apenas outros 10 artistas na história da música norte-americana conquistaram tal feito. Segundo a Billboard, entre os nomes estão Cyndi Lauper em 1984, Mariah Carey em 1991, Paula Cole em 1994, India.Aire em 2001, Amy Winehouse em 2008, .fun em 2012 e recentemente Sam Smith em 2014.

> Como Lizzo conseguiu ser indicada por “Truth Hurts”, uma música de 2017?

Girl Power

Todas as indicações para Best Pop Solo Performance são de músicas cantadas por artistas femininas: “Spirit”, da Beyoncé; “bad guy”, da Billie Eilish; “7 Rings”, da Ariana Grande; “Truth Hurts”, da Lizzo; e “You Need to Calm Down”, da Taylor Swift. Isso é a primeira vez que acontece na história do Grammy Awards.

Michelle Obama

A ex-primeira dama dos Estados Unidos está indicada a um Grammy. Ela aparece em Best Spoken Word Album (includes poetry, audio books & storytellin) por “Becoming”.

Indicações póstumas

Dois artistas que nos deixaram nos últimos meses estão indicados: Nipsey Hussle e Dolores O’Riordan. O rapper falecido em março aos 33 anos aparece em Best Rap Performance e Best Rap Song por “Racks in the Middle” além de Best Rap/Sung Performance com “Higher”, parceria com DJ Khaled e John Legened. Já a vocalista Dolores, que faleceu em janeiro do ano passado, aparece em Best Rock Album por “In The End”. Esta é a primeira indicação, inclusive, do The Cranberries em seus 30 anos de carreira.

O produtor do momento

Finneas é provável o nome de bastidores mais falado de 2019. O produtor e irmão de Billie Eilish colheu neste Grammy Awards suas primeiras nomeações. Ele está por trás de “bad guy” e do álbum “When We All Fall Asleep, Where Do We Go?”, música e álbum lançados por Billie, e indicados respectivamente em Record of The Years, Song of the Year, Álbum of the Year e Best Enfineered Album, Non-Classical. Com um currículo pesado assim já estreia, ele ainda aparece em Producer of the Years, Non-Classical.

> Internet reage aos indicados ao Grammy: qual o maior injustiçado?

O Grammy 2020 acontecerá no dia 26 de janeiro, em Los Angeles. A lista de atrações musicais ainda não foi divulgada.