Um registro dos bastidores da segunda edição do ‘Encontros Tropicais’, evento comandado por IZA em novembro de 2020, foi disponibilizado em documentário no Globoplay nesta sexta-feira (07/05).
Além de IZA, o encontro musical reuniu diversos artistas como Maestro LetieresLeite e OrkestraRumpilezz, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Larissa Luz, BNegão, Mateus Aleluia, ChicoCorrea, João Milet Meirelles e Lazzo Matumbi com o objetivo de engrandecer a diversidade musical do país, misturando gerações e repertórios.
O filme foi dirigido por Chico Kertész e produzido pela Macaco Gordo e mostra a importância de encontros como esse para o cenário musical nacional e artistas. Em algumas falas, os músicos se emocionam ao falar de ancestralidade cultural brasileiras e influências de ritmos que os fizeram chegar até ali.
“Foi o trabalho mais legal que eu fiz no ano, por ser na data da Consciência Negra e poder celebrar tantos artistas incríveis, bem como acompanhar seus processos criativos” destaca Chico.
A Devassa, marca de cervejas do grupo Heineken, foi a grande responsável pelo evento. O produtor cultural Coy Freitas, curador musical da empresa e idealizador do projeto, destaca:
“A valorização da ancestralidade está no DNA da plataforma de música de Devassa. É a conexão entre a tecnologia do presente com os saberes ancestrais que nos permite enxergar um caminho para o futuro.”
Divulgação
A segunda edição do encontro aconteceu um dia após a repercussão da morte de um homem negro espancado por dois homens brancos em um loja da rede de supermercados Carrefour, a cantora abriu o evento fazendo um poderoso e emocionante discurso.
O evento, transmitido pelo Multishow diretamente do palco do Museu du Ritmo, celebrou o Dia Nacional da Consciência Negra (20/11).
“Como é possível dizer que não existe racismo? O nome dele é João Alberto Silveira Freitas, brasileiro, 40 anos, pai de 4 filhos. Ele tinha direito à vida assim como cada um de nós.”, disse a cantora muito emocionada.