in

Do Olodum ao Gospel: Relembre a carreira musical de Irmão Lázaro, vítima do COVID-19

Irmão Lázaro morreu aos 54 anos.

Covid-19
Foto: reprodução/Redes Sociais

Na noite de sexta-feira (19/03) morreu Irmão Lázaro, mais uma das milhares de vítimas da Covid-19. Ele tinha 54 anos e as complicações da doença foram fatais, causando uma parada cardiorrespiratória. A luta já durava há quase um mês, enquanto ele estava internado em UTI em um hospital Feira de Santana, na Bahia

Covid 19
Foto: reprodução/Redes Sociais

Olodum

Irmão Lázaro ficou conhecido por ser parte do grupo baiano de Samba-reggae Olodum. Ele fazia o papel de vocalista do grupo fundado 1979, que “se transformou em uma das mais importantes instituições da cultura negra afro-brasileira, o Bloco Afro Olodum”, como afirma o site SalvadorBahia.

Relembre uma marcante apresentação do Olodum no especial “Domingão do Faustão” de 1995, com um medley de sucessos:

Uma das contribuições mais importantes de Lázaro no Olodum foi quando ele cantou em inglês na música “I Miss Her“.

Gospel

Depois do grande sucesso nos anos 90, o final dessa década foi de muita tristeza quando ele teve problema com drogas. Reabilitado, ele se converteu à religião evangélica e voltou sua carreira ao gênero.

Seu primeiro álbum gospel saiu no ano 2000, o “Deus É fiel“. O último, 14º de sua discografia, é de 2019, intitulado “Entrega“. Sem negar suas raízes, as músicas continuavam a ter elementos da música baiana, como fica claro em “Eu Sou de Jesus“, uma de suas faixas mais conhecidas. Nessa fase que ele passou a ser chamado de Irmão Lázaro.

Político

Lázaro foi deputado federal entre os anos de 2015 e 2018. Em 2020 se candidatou a vereador na cidade de Salvador pelo Partido Liberal e saiu com o cargo, mas teve pouco tempo para exercer.

Nota de falecimento

“Foi com enorme pesar que recebemos ontem a triste notícia do falecimento do nosso amigo, pastor, vereador, líder, Irmão Lázaro. O óbito ocorreu na noite de ontem (19/03/2021) as 22:34 no Hospital São Mateus em Feira de Santana, ele foi acometido de uma parada cardiorrespiratória decorrente da Covid 19. Devido às atuais circunstancias o enterro será restrito somente para familiares e ocorrerá na tarde de hoje (20/03/2021) em Salvador-BA, sua cidade natal”.