in

Djavan chega ao TikTok e é tema de campanha social

Djavan terá seu perfil oficial na plataforma e dará início a uma ação especial para incentivar a leitura

Foto: Divulgação

Não há limites para a música de Djavan. Ídolo de todas as gerações, suas canções já chegaram ao TikTok, ampliando ainda mais as possibilidades de produção de conteúdo a partir de sua obra. Agora é a vez do próprio artista ingressar na plataforma através da conta oficial @Djavan. E, para celebrar esse momento, ele será tema de uma campanha social envolvendo um de seus maiores sucessos.

O momento da entrada do artista no TikTok não foi escolhido por acaso: no aniversário de 25 anos do álbum “Malásia”, de 1996, Djavan terá seu perfil oficial na plataforma e dará início a uma ação especial, focada na canção “Nem Um Dia” (Um dia frio / Um bom lugar pra ler um livro). A campanha #LendoComDjavan será exclusiva com o TikTok e começa já nesta segunda-feira (31), com duração de uma semana.

Neste período, haverá um desafio convidando os criadores de conteúdo do aplicativo para que postem, ao som da música, um vídeo criativo, positivo e autêntico com sua leitura do momento ou de um livro marcante que tenha lido. Para cada criação com a hashtag e com a música “Nem Um Dia” durante o período da campanha, o TikTok doará R$ 1 para o Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC) e para a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) que atuam em periferias de diversas cidades do Brasil.

@djavanQue tal comemorar os 25 anos de lçto da música “Nem um dia” e ainda incentivar a leitura ? Participe da campanha ##lendocomdjavan ##djavan♬ Nem um Dia – Djavan

“Fico feliz de entrar no TikTok, mais uma plataforma de conexão com meus fãs. Ao longo da minha carreira, testemunhei as mudanças das tecnologias e dos meios de comunicação. Mas, uma coisa não muda nunca: o poder da música em nos emocionar! Agora teremos djafãs tiktokers!”, revela Djavan.

Djavan participará ativamente da ação, que incluirá vídeos explicando a campanha e estimulando os usuários para participarem, além de conteúdo do artista sobre um livro que marcou sua vida e a obra que está lendo no momento.

#LendoComDjavan

Através do “TikTok for Good”, a campanha #LendoComDjavan vai incentivar a leitura para milhares de usuários do TikTok e ainda ajudar centenas de jovens das periferias brasileiras, beneficiados pela ONG Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC) e pela Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC). Para cada vídeo criado com a hashtag e a música “Nem Um Dia” do Djavan, durante o período da campanha, de 31 de maio a 06 de junho, o TikTok doará R$ 1.

De acordo com Handemba Mutana, diretor do TikTok for Good no Brasil, o hábito de leitura é fundamental para ampliar conhecimentos, exercer capacidade crítica e compreender a cultura de uma sociedade, além de ser um elemento necessário para formação educacional.

“O Brasil tem muito desafios para melhorar nossos índices de leitura e o TikTok tem contribuído para democratizar o acesso à educação e à informação, seja através de novas ferramentas e recursos, apoiando os usuários, fornecendo acesso a conteúdo de alta qualidade ou ajudando organizações com a mesma sinergia. O TikTok se tornou um hub mundial de conteúdo e a tendência das pessoas recorrerem ao TikTok também para aprender algo novo ou adquirir uma nova habilidade é algo que o TikTok quer acelerar cada vez mais, também por meio do incentivo a leitura”, afirma o diretor.

Tendência também em exponente crescimento são os criadores de conteúdo do TikTok que falam de literatura e ajudam a formar novos leitores na plataforma. As hashtags #BookTok, #booktoker, #booktiktok, por exemplo, já acumulam 9,3 bilhões, 347 milhões e 202 milhões de visualizações respectivamente. Recentemente o TikTok lançou a hashtag #fofocaliterária que já atingiu mais de 38 milhões de visualizações.