Não há como negar que Xuxa Meneghel ajudou a construir o que chamamos hoje de entretenimento! A apresentadora marcou não só uma, mas várias gerações com seus programas de TV, músicas e filmes. E, recentemente, foi revelado que a eterna rainha dos baixinhos também foi importante para o funk brasileiro. Você sabia disso?
A relação próxima de Xuxa com o funk não é uma novidade, afinal, a apresentadora sempre deu visibilidade ao estilo musical em seus programas de TV. Mas, para entendermos de que forma ela foi importante para o movimento, vamos voltar no tempo!
No dia 22 de junho de 1990, Xuxa lançou o icônico filme “Lua de Cristal”, que tinha o objetivo ser a principal diversão dos jovens nas férias escolares do meio do ano. Além dela e de Sérgio Mallandro, o elenco contava com Júlia Lemmertz, Marilu Bueno, Duda Little, Avelar Love (do grupo João Penca e seus Miquinhos Amestrados) e paquitas como Letícia Spiller, Juliana Baroni e Bianca Rinaldi.
A trama fala sobre uma menina do interior que sonha em se tornar cantora e, para isso, se muda para cidade grande (no caso, o Rio de Janeiro, onde a história se passa). Ela passa por poucas e boas com a prima e a tia, até que encontra seu príncipe encantado, que lhe ajuda na busca para alcançar seu sonho.
LEIA MAIS: “Lua de Cristal”, filme estrelado por Xuxa completa 30 anos e ganha documentário
O filme foi sucesso de bilheteria e, em uma das cenas, contou com uma breve participação de artistas pioneiros do funk, como DJ Marlboro.
Na época, o DJ tinha lançado poucos meses antes o “Funk Brasil”, primeiro disco de funk carioca, e viu a participação em “Lua de Cristal” como uma grande oportunidade, além de descobrir, posteriormente, que Xuxa, já nos anos 90, era funkeira!
A revelação foi contada por Marlboro em uma entrevista para João Brasil, dono do hit “Michael Douglas”, e integra a série “Funk Brasil Entrevista“, que está indo ao ar no YouTube toda terça e quinta às 19h. Você pode conferir clicando AQUI.
Pois bem, Marlboro e mais músicos do Movimento Funk Clube, como Fat Boy, MC Havage, Abdullah, Lazer Bick e MC Paulão, cantam a música “Diga Alô” em “Lua de Cristal”, quando a personagem de Xuxa chega no Rio de Janeiro.
Segundo o DJ, durantes as filmagens, ele percebeu que a apresentadora tinha grande familiaridade com o estilo musical e preferia, inclusive, ficar no meio dos MC’s do que em seu próprio camarim.
“Nós funkeiros tínhamos lá uma barraquinha, tipo de camping. Tinha que trocar de roupa deitado para ir para a gravação. A Xuxa tinha uma tenda enorme com ar condicionado, frutas. Ela abandonava tudo aquilo e ia lá com a gente ficar dançando, brincando, ouvindo música”.
“Eu falei: ‘Cara, a Xuxa gosta de funk’. Eu não sabia que ela gostava tanto assim. Ela largava toda a mordomia que tinha para ficar com a gente nas tendinhas mais pobres”.
A proximidade de Xuxa com o DJ, por sua vez, se estendeu nos anos seguintes, com ela evidenciando ainda mais sua afinidade pelo funk em seus programas de TV.
Durante o “Xou da Xuxa”, Marlboro chegou a tocar e mais tarde se tornou DJ residente nos programas da apresentadora dos anos 90.
“Aquele momento da Xuxa ali foi muito importante porque, o funk estava sendo perseguido, massacrado, discriminado. Aí vai uma loira, rica, de olho azul e fala que é funkeira. Bota uma interrogação na cabeça de todo mundo. Não é música de preto, pobre e favelado?”.
Em 1992, por exemplo, a apresentadora fez o “Paradão da Xuxa” e dedicou uma edição ao funk. E, a partir daí, não parou mais e foram inúmeros os episódios em que Xuxa mostrou seu lado funkeira.
Em 1996, no “Xuxa Park”, ela e as paquitas dançaram uma música do MC Marcinho!
Já em 1999, o grupo You Can Dance fez todo mundo dançar no “Planeta Xuxa”! Tal participação, vale dizer, se repediu diversas vezes.
No mesmo ano Xuxa também dançou funk para comemorar o Carnaval!
De quebra, já nos anos 2000, liberou o tão famoso e chiclete “Funk da Xuxa”, que está no DVD “Xuxa só para baixinhos 5”.
E em 2019 se jogou no batidão e dançou com Eliana, mostrando todo seu rebolado! Confira: