Emicida foi o convidado do programa Roda Viva, na TV Cultura na noite desta segunda-feira, 27. Questionado se aceitaria se encontrar com o presidente Bolsonaro para debater sobre a organização política do Hip Hop, a sua resposta viralizou: “Se eu aceitaria encontrar com o Bolsonaro para conversar sobre o Hip Hop, obviamente que não. Obviamente porque os valores que o Bolsonaro defende são completamente contrários a tudo que acredito”, disse o cantor.
O artista ainda continuou o seu raciocínio utilizando como exemplo o conceito do seu último álbum, AmarElo: “A capa do disco AmarElo é uma foto da Claudia Andujar. É uma fotógrafa que tem uma história de vida incrível. Ela é uma sobrevivente do nazismo. Ela vem para o Brasil e na exposição da Claudia Andujar é deprimente, porque tem o vídeo em que Bolsonaro aparece no Congresso Nacional, nos anos 1980 dizendo que ele ia fazer tudo o que ele está tentando fazer nesse momento“.
O rapper seguiu explicando o porquê não seria possível dialogar com Bolsonaro: “Então, a natureza de alguém com esse tipo de pensamento, não se conecta de maneira nenhuma aos valores humanísticos que o Hip Hop defende. O Hip Hop é a luta constante de melhoria para todo mundo. Eu acho que tem uma construção que antecede esse encontro. Tem uma relação do pensamento de esquerda com a música Rap que antecede o encontro“, disse.
As falas de Emicida alegraram o Twitter e o nome do rapper ficou em primeiro lugar no Twitter.
TÔ muito com o @emicida e não abro.
Encontrar com o Bolsonaro pra quê?
Tudo que ele representa fede.. pic.twitter.com/N5pzLDQe5X— Maurício Araujo (@MaurcioAraujo14) July 28, 2020
“O Hip Hop é a forma da diáspora africana se comunicar no mundo” @emicida no @rodaviva #EmicidaNoRodaViva #rodaviva
— PRETO ZEZÉ (@pretozeze) July 28, 2020
A RESPOSTA DO EMICIDA, MEU DEUS!!
Tô aqui aplaudindo de pé. https://t.co/n1bwiEcOOL— Jefferson Cunha (@Jeffers14740232) July 28, 2020
Você precisa entender que são esses "rapazinhos, moleques que vc chama se bostinha" é que serão capazes de movimentar as estruturas as quais você se criou. Agora é a vez deles, só há esperança de mudança estrutural nessas pessoas. E ele apenas citou um fato: aquele texto infeliz
— Gabriela Amaral (@gamaral1) July 28, 2020
Se existir outra pessoa mais sensata q o Emicida eu desconheço https://t.co/HMeEnW4Dp0
— Rodra ᕦ😷ᕤ 🔴⚫ (@RodraJr) July 28, 2020