Gloria Groove e Felipe Sassi. Foto: Instagram
in ,

Diretor de “A Queda”, Felipe Sassi explica referências e fala de parceria com Gloria Groove

Clipe que cria um picadeiro sobre a cultura do cancelamento tem inspiração

Gloria Groove impactou o universo pop com o lançamento de A Queda”, seu mais recente single, lançado nesta quinta-feira (15), que reforça toda sua versatilidade como artista. O tema central da música é a cultura do cancelamento, abordado numa temática a la “circo dos horrores” no clipe dirigido por Felipe Sassi,. Para isso, GG incorpora uma série de personagens, andando na corda bamba e caminhando pelo esgoto. Ela vai do mestre de cerimônias ao arlequim.

E toda essa referência veio de reuniões entre Gloria e Sassi. O diretor se tornou queridinho dos artistas pop ao assinar trabalhos como “Ginga” e “Evapora”, da IZA, com participações de Major Lazer e Ciara, e faixas de nomes como Lia Clark, Duda Beat e Ludmilla, buscou inspiração na cena emo dos anos 2000 e os filmes de terror que consumia na mesma década. O resultado, a gente já pode conferir no YouTube com a faixa que marca a melhor estreia solo da artista no Spotify.

Foto: Divulgação

Com uma especie de picadeiro, Felipe Sassi pensou no clipe como um grande circo, com estética em torno de personagens de Tim Burton e Zé do Caixão, por exemplo, além de filmes como “Noiva Cadáver”, “Batman” e “American Horror Story”, com pitadas de looks de Lady Gaga e My Chamical Romance. Uma grande mistura da cena dark, que, indiscutivelmente, caiu no gosto popular.

“Está sendo um processo muito lindo esse clipe com a Gloria, porque pude resgatar essa minha predileção. Quando eu trabalhava em locadora eu consumia muito filme de terro, então tem muita referência de Tim Burton e todo o universo que ele traz. Tem coisas dos filmes de terror anos 2000, que eram nessa estética de terror teatral ,que faz parte da minha linguagem”, explica o diretor do clipe.

Gloria Groove Foto: Divulgação

Claro que o universo musical também faz parte da criação de trazer a GG para esse mundo mais sombrio. “Fui buscar as referências da minha adolescência, que bate com a adolescência da Glória. Eu fui um emo enrustido (risos). Tocava bateria numa bandinha, gostava de Green Day, Simple Plan, Ramones, 30 Seconds to Mars e Evanscence, até ir pro pop com Avril, P!nk, Riihanna e a Gaga, que me roubou mesmo, com toda essa roupagem pop e com atitude de rock star”, diz.

E se tem algo que Felipe e Gloria têm em comum é a vontade de inovar e nunca repetir o que está sendo feito. Assim como a cantora drag queen, o diretor paulistano aposta na ousadia e em trabalhos muito visuais. Além de dirigir GG, Sassi fez uma especie de audição com a cantora para entender exatamente a mensagem que ela pretende entregar com o “Lady Leste”, seu novo álbum.

“A Gloria chegou pra mim com essa musica, a gente fez uma audição de outras faixas do ‘Lady Leste’ e eu consegui entender realmente ali quem é ela nesse momento, o que ela quer trazer: ela queria convidar todo mundo para esse picadeiro. A música fala muito da dualidade humana e a gente precisa desse movimento como sociedade, um movimento de mais amor. A gente se olhar com mais amor e menos julgamento”, diz.

A  sobradinha no set de filmagens, inclusive, foi uma experiência marcante para Felipe Sassi. O diretor garante que a entrega da cantora durante as gravações fez o diferencial do vídeo na caminhada da concepção dos personagens que ajudam a contar essa história em “A Queda”.

“Dirigir a Gloria foi incrível, a gente se uniu muito na troca de como chegar nesses personagens, nas maquiagens, a Gloria é uma arista muito entregue que não tem medo do risco. Ela tá lá pra se jogar, ela é uma artista que dá o sangue por sua arte, foi emocionante. Me senti assistindo a um musical da Broadway. Me reconheço nesse trabalho e vendo que está chegando no coração das pessoas… é o mais importante”, celebra.

 

 

Escrito por Leonardo Rocha

Grazi Massafera protagoniza novo clipe do Padre Fábio de Melo; veja fotos!

Globo exibe neste sábado a 1ª seleção dos sambas-enredo do Carnaval do RJ