Em homenagem a Renato Russo e à Legião Urbana, uma das maiores bandas nacionais da história, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro sancionou, nesta quinta-feira (01), a lei 10.029/23, que cria o “Dia do Rock Brasileiro” no estado do Rio de Janeiro. A data simbólica será celebrada sempre em 11 de outubro, quando o artista morreu, em 1996, vítima de complicações da aids.
LEIA MAIS:
- Primeiro álbum solo de Renato Russo após o Legião Urbana, é lançado em vinil duplo
- Marcelo Bonfá, do Legião Urbana, lança exposição de NFTs no metaverso
- Filme Eduardo e Mônica (da música da Legião Urbana!) ganha data de estreia
Vocalista da Legião Urbana, Renato Russo, embora seja muito ligado a Brasília, onde passou boa parte de sua infância e juventude, fundando por lá a eterna banda, nasceu no Rio de Janeiro e morou na Cidade Maravilhosa em bairros como Rio Comprido e Ilha do Governador.
“Homenagear Renato Russo, que teve relevância incontestável para o rock nacional, é uma forma simbólica de lembrar também de todos os ídolos nacionais, que encantaram gerações e até hoje cativam e influenciam milhares de bandas por todo o Brasil. Como músico, me sinto honrado com essa iniciativa, visando à preservação da herança histórica e cultural desse movimento musical”, afirma Castro.
LEIA MAIS:
- ROCKline entrevista Fresno no Rio de Janeiro!
- Atração do Summer Breeze, ROCKline entrevista a lendária banda Blind Guardian
- Relembre a entrevista do Måneskin para o Portal ROCKline!
De acordo com a lei, na data comemorativa ou no decorrer da respectiva semana, o Governo do RJ poderá promover eventos e atividades culturais alusivos ao estilo musical homenageado, inclusive com a realização de shows ou festivais. Além disso, a iniciativa prevê a possibilidade de serem firmados convênios com prefeituras para maior amplitude dos eventos.