in

Dia Nacional do Funk: PL avança e pode estar perto de ser oficializado

Projeto de Lei 2.229/2021 foi aprovado nesta terça-feira (2); saiba detalhes!

Data pode passar a ser celebrada em julho, no Brasil todo. Fotos: Ygor Marques; Instagram/@anitta; PV Picture

Nesta terça-feira (2), foi aprovado o Projeto de Lei 2.229/2021, que diz respeito à criação do Dia Nacional do Funk, da Câmara dos Deputados, na Comissão de Educação e Cultura (CE). Após esse último avanço, a expectativa é de que o texto siga direto para a sanção presidencial, o que se concretiza se nenhum Senador pedir recurso na votação em plenário.

LEIA MAIS:

Foto: apocalypseseven

A proposta apresentada é de que a data em homenagem ao funk seja celebrada no dia 12 de julho. Atualmente, o que se tem é apenas uma data isolada comemorada em São Paulo no dia 7 de julho. O projeto prevê, porém, a nacionalização desse reconhecimento.

A premissa que sustenta o PL, além dos movimentos que têm se observado no decorrer dos últimos anos, é de que o funk tem se apresentado muito além de um gênero musical, mas um movimento cultural que, cada vez mais, vai rompendo as barreiras geográficas do Brasil.

“O funk tem uma importância cultural muito grande no Brasil, principalmente por dar voz às comunidades periféricas e mostrar as suas realidades e aspirações. Ele promove inclusão e identidade, sendo mais que um simples gênero musical, mas um meio de resistência”, destaca Jeff Nuno, especialista em distribuição digital internacional de músicas e CEO da empresa LUJO NETWORK.

O funk ganhou o mundo? Artistas gringos investem cada vez mais no ritmo brasileiro!

(Foto: Instagram @karolg / Divulgação)

O mundo está de olho no Brasil, sim ou claro? O funk, que surgiu marginalizado e aos poucos conquistou seu espaço, hoje se faz presente em vários lançamentos internacionais. Seus percursores traçaram um longo caminho até chegar ao mainstream e, agora, nomes como Karol G, Charli XCX e TXT aparecem desfrutando do ritmo brasileiro.


A artista colombiana, por exemplo, se jogou no ritmo ao aceitar um convite para cantar no remix de “Tá Ok”, hit do Dennis e Kevin o Chris, e já prometeu um EP de funk! Em 2023, ela chegou a performar a colaboração durante o VMA com um time de dançarinos que fizeram o palco ferver.

Charli XCX, por sua vez, recentemente cantou uma prévia de sua nova faixa “Everything is Romantic”. A sonoridade? Mais funk!

De quebra, a cantora argentina Nathy Peluso lançou o álbum “GRASA” e uma das faixas ganhou destaque na mídia. “MENINA”, parceria com Lua de Santana, possui batidas de funk e, pra completar, um verso em português!

Ah, e até no KPOP, do outro lado do mundo, podemos ouvir o ritmo em algumas produções, como no feat do TXT com Anitta, “Back for More”.

Será que estamos caminhando para uma nova fórmula de sucesso mundial? O funk é do Brasil!