Connect with us

O que está procurando?

#Nacional

Dia Nacional do Funk: Lei que cria a data é sancionada por Lula

“Reconhecimento mais que merecido para uma cultura que nasceu nas periferias e conquistou o Brasil e o mundo”, celebram o Presidente e o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha
Gênero passará a ser celebrado nacionalmente em 12 de julho. Foto: Ricardo Stuckert

Mais uma conquista de peso para o funk e todos os seus representantes! Depois de avançar durante tramitação na Câmara dos Deputados, na Comissão de Educação e Cultura (CE), o Projeto de Lei 2.229/2021, que visa a criação do Dia Nacional do Funk, foi sancionado pelo Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, na semana passada. Através das redes sociais, o Presidente e o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, se manifestaram sobre o projeto, destacando a sua importância.

LEIA MAIS:

Fotos: Ygor Marques; Instagram/@anitta; PV Picture

A autorização dada por Lula significa dizer que nenhum Senador pediu recurso na votação em plenário. Antes do projeto, existia apenas uma data isolada comemorada desde 2016 em São Paulo no dia 7 de julho – o dia do assassinato do cantor MC Daleste, em 2013. Agora, a celebração ao gênero passará a acontecer a nível nacional em 12 de julho.

“Muito mais do que um gênero musical. [Ele é] uma plataforma de transformação social que denota a voz, identidade e resistência das periferias […]. Reconhecimento mais que merecido para uma cultura que nasceu nas periferias e conquistou o Brasil e o mundo”, pontuaram Lula e Alexandre Padilha em publicação no Instagram.

O funk ganhou o mundo? Artistas gringos investem cada vez mais no ritmo brasileiro!

(Foto: Instagram @karolg / Divulgação)

O mundo está de olho no Brasil, sim ou claro? O funk, que surgiu marginalizado e aos poucos conquistou seu espaço, hoje se faz presente em vários lançamentos internacionais. Seus percursores traçaram um longo caminho até chegar ao mainstream e, agora, nomes como Karol G, Charli XCX e TXT aparecem desfrutando do ritmo brasileiro.


A artista colombiana, por exemplo, se jogou no ritmo ao aceitar um convite para cantar no remix de “Tá Ok”, hit do Dennis e Kevin o Chris, e já prometeu um EP de funk! Em 2023, ela chegou a performar a colaboração durante o VMA com um time de dançarinos que fizeram o palco ferver.

Charli XCX, por sua vez, recentemente cantou uma prévia de sua nova faixa “Everything is Romantic”. A sonoridade? Mais funk!

De quebra, a cantora argentina Nathy Peluso lançou o álbum “GRASA” e uma das faixas ganhou destaque na mídia. “MENINA”, parceria com Lua de Santana, possui batidas de funk e, pra completar, um verso em português!

Ah, e até no KPOP, do outro lado do mundo, podemos ouvir o ritmo em algumas produções, como no feat do TXT com Anitta, “Back for More”.

Será que estamos caminhando para uma nova fórmula de sucesso mundial? O funk é do Brasil!

Destaques

#Noticias

Nos últimos dois finais de semana, Anitta trouxe a estrutura e o repertório da turnê “Baile Funk Experience” ao Brasil, em dois shows elogiados...

#Noticias

Pouco depois de brilhar no 2024 Latin GRAMMY, celebrando sua primeira indicação ao prêmio, e de entrevistar as estrelas de “Wicked”, Ariana Grande e...

#Noticias

Após um hiato de 5 anos, Anitta voltará a marcar presença no Prêmio Multishow 2024. Além de concorrer a 5 prêmios na 31ª edição...