Hoje, dia 13 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial do Rádio. Pensando nesse veículo que possui um papel muito importante para a música brasileira, reunimos algumas informações do relatório: ‘Book de Rádio 2018’ divulgado pela Kantar IBOPE Media no último mês de outubro.
De acordo com a análise, o meio rádio é ouvido por 86% da população nas 13 regiões metropolitanas onde há aferição.
Desse número, três a cada cinco ouvintes escutam rádio todos os dias. E cada ouvinte passa cerca de 4h40min ouvindo rádio por dia.
Outro dado interessante apontado pelo IBOPE é que o consumo de rádio web tem crescido. O tempo médio diário é de 2h21min enquanto que no mesmo período de 2017, eram 2h07min.
Sobre o consumo de streaming, 31% da população usou algum serviço de streaming para ouvir música. Ao todo, cada ouvinte de streaming dedicou 2h05min por semana a esse serviço.
Aqui é interessante lembrarmos do movimento de integração das rádios nos streamings, de maneira praticamente absoluta.
De acordo com o IBOPE, a população jovem possui um alto número no consumo de rádio, confira os gráficos em seguida:
Alguns dados sobre preferência de consumo do rádio:
– 71% escutam em casa;
– 21% no carro;
– 12% no trabalho;
– 7% no trajeto;
– 3% em outros lugares;
– 85% escutam pelo rádio convencional;
– 18% pelo celular;
– 4% pelo computador;
– 5% por outros equipamentos;
Vejam em seguida o consumo do Rádio por região:
Por útlimo, veja o gráfico sobre o desempenho publicitário nas rádios e ranking entre as empresas com maior número de Marketing Share:
Com os resultados de audiência e retorno publicitário, entendemos a base do solo fértil para a música brasileira oriunda da presença do rádio.
Quando o digital ganhou força, há quem apostava que o rádio acabaria. Mas, o meio permanece forte e meio às mudanças do mercado, sempre apresenta positivas adaptações.