Unsplash
in

Dia do Compositor Brasileiro: interesse pela profissão cresce no último ano; saiba mais

Unsplash

O Dia do Compositor Brasileiro é celebrado hoje, 7 de outubro, e para celebrar a data esse profissional fundamental para a música, o Mundo da Música analisou o crescimento pela profissão no último ano, de outubro de 2019 até os dias atuais.

De acordo com o Ecad, a pandemia do coronavírus parou a indústria musical, com cancelamentos de shows e eventos, mas não parou a inspiração de quem mantém a música brasileira viva nas canções e nas obras audiovisuais. 

Só nos seis primeiros meses deste ano foram mais de 1,2 milhão de novas músicas no cadastro. Em 2019, no primeiro semestre, foram cadastradas um pouco mais de 965 mil novas canções.

Outro segmento que também apresentou um crescimento este ano foi o de obras audiovisuais. O  constatou que o número passou de 178 mil para 189 mil, com 11 mil novas obras cadastradas nestes seis primeiros meses.

A produção musical no Brasil vem apresentando um crescimento continuado, nos últimos anos. No ano passado, as obras musicais cadastradas no banco de dados do Ecad saltaram de 10 milhões para 12,5 milhões em comparação ao ano de 2018.  Em relação às obras audiovisuais, o número de 2019 cresceu de 161 mil para 178 mil, assim como os fonogramas (gravações) que eram 8 milhões em 2018 passaram a ser 9 milhões no ano passado. Saiba mais clicando aqui.

Para analisar o crescimento pelo interesse na profissão, o Mundo da Música observou a tendência das buscas no Google.

Veja mais abaixo:

 

  • Como Escrever Músicas:

 width=Foto: Dados Google Trends, pesquisa sobre composição musical. Acesso: 7 de outubro de 2020

 

  • Como ser Compositor:

 width=

Foto: Dados Google Trends, pesquisa sobre composição musical. Acesso: 7 de outubro de 2020

 

  • Compositoras:

 width=

Foto: Dados Google Trends, pesquisa sobre composição musical. Acesso: 7 de outubro de 2020

 

Diante dos gráficos, podemos perceber a tendência de crescimento no mercado brasileiro de novos compositores e, logo, de lançamentos musicais como aponta a análise do Ecad.

Na primeira edição do CONAMúsica, Congresso Nacional de Música, promovido pelo Mundo da Música, o cantor e compositor Tierry responsável por músicas como “Cem Mil” (Gusttavo Lima), “Os Anjos Cantam” (Jorge & Mateus), “O Mundo Vai” (Ivete Sangalo), entre outras, comentou sobre o seu processo de composição musical.

Confira abaixo:

 

Escrito por Redação POPLine

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

“The Voice Brasil” retorna com mesma dinâmica de competição e plateia virtual

30 músicas para você se tornar um kpopper oficial