(Foto: Divulgação)
in ,

Dia da Consciência Negra: artistas celebram data com músicas e clipes

Confira os lançamentos musicais temáticos de Dia da Consciência Negra!

20 de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra – feriado em vários municípios brasileiro. O dia serve para refletir sobre a inserção do negro na sociedade, o passado escravocrata do país, e a ainda constante luta por visibilidade, representatividade e ocupação de espaços. Na música, o dia foi marcado por muitos lançamentos acerca do tema.

(Fotos: Divulgação / Reprodução YouTube)

Baco Exu do Blues lança single inspirado em Tommie Smith

Baco Exu do Blues lançou a música “Tommie Smith”, em referência ao atleta americano que causou controvérsia por ser o primeiro ao cerrar os punhos saudando o povo preto em cima do pódio. Na letra, Baco Exu do Blues diz “tenho raiva, pois não sou santo”.

A música faz parte do projeto “Bandele”, lançado pelo selo do Baco, 999, com outros cinco artistas negros. Bandele é uma palavra usada na Nigéria para falar de “nascidos longe de casa”.

Mahmundi lança projeto em homenagem a artistas pretos

Mahmundi atua como diretora criativa em um novo projeto, realizado em parceria com a Universal Music, para homenagear artistas pretos. É o “Sorriso Rei”, que começa nesta sexta (20/11), com dois lançamentos, revisitando obras de Gilberto Gil e Jovelina Pérola Negra.

Xande de Pilares, Léo Santana e Priscila Tossan regravaram “Tempo Rei”, do Gil. Já Mumuzinho, Malía, Mc Zaac e Ruby regravaram “Sorriso Aberto”, da Jovelina.

“O plano com ‘Sorriso Rei’ é mostrar para a molecada que tem muita coisa acontecendo, muita coisa para se orgulhar e para celebrar. Todo dia para mim é dia 20 de novembro. Então, eu quero que ‘Sorriso Rei’ tenha uma vida longuíssima. E tenho certeza de que vai dar certo”, diz Mahmundi.

Outros lançamentos do dia

O Dia da Consciência Negra traz também a união de Péricles e Projota, pela primeira vez, cantando juntos “Homem Invisível”. A data também foi escolhida por Aline Wirley, do Rouge, para o lançamento do single solo “Curva do Rio”.

Outra novidade é o projeto colaborativo “Proteja os Seus Sonhos”, que visa celebrar a cultura preta. É uma iniciativa do produtor Theo Zegrae, trazendo nove músicas (oito inéditas) interpretadas por 15 artistas negros “que representam o futuro de uma nova cena musical”.

Confira os lançamentos:

Escrito por Leonardo Torres

As Baías promovem "tapete vermelho" com pessoas trans em SP

As Baías interrompem ações de novo single após assassinato de homem preto em Porto Alegre

Justin Bieber pede para que não usem mais foto específica dele