in

“Despacito” melhora economia de Porto Rico com crescimento de turismo


Há dois meses, Porto Rico declarava falência por conta de uma dívida de US$ 70 milhões. A situação, no entanto, mudou e foi graças ao sucesso da música “Despacito”, segundo o site da Billboard americana. O single é de dois porto-riquenhos, Luis Fonsi e Daddy Yankee, e conseguiu atrair atenção de turistas para a região. De acordo com o site local Un Nuevo Dia, o interesse por turismo no país aumentou em 45% desde que a canção se tornou sucesso internacional.

O clipe de “Despacito”, com 2,4 bilhões de visualizações na VEVO, foi filmado em cenários porto-riquenhos e a letra da música faz alusão direta ao país: “Despacito / Vamos a hacerlo en una playa en Puerto Rico / Hastaque las olas griten Ay Bendito / Para que mi sello se quede contigo”. No remix com Justin Bieber, a mensagem foi enviada em inglês: “Despacito / This is how we do it down in Puerto Rico / I just wanna heart you screaming ‘Ay Bendito’ / I can move forever cuando esté contigo / Bailalo!”.

Ainda segundo Un Nuevo Dia, guias turísticos de Porto Rico estão incluindo os lugaresque aparecem no clipe em seus tours. Club La Factoría, Old San Juan e La Perla são alguns desses locais, que tem gerado interesse em quem viaja para lá. No Instagram, Luis Fonsi comemorou a influência da música: “que alegria ler isso na mídia internacional. Porto Rico é a verdadeira protagonista dessa música e desse clipe”.