Foto: Reprodução/Tiktok
in

Descubra os maiores sucessos do TikTok em 2020 e dicas para sua música viralizar

O uso de TikTok disparou em 2020 e há uma boa chance de vermos essa trajetória ascendente continuar a acontecer em 2021. Atentos a isso, o POPline.Biz é Mundo da Música conversou com a Roberta Guimarães, diretora de Conteúdo Musical do TikTok no Brasil, para entender o que significou o ano de 2020 para a plataforma de conteúdo criativo e o que podemos antecipar de tendências para este ano.

O ano passado foi atípico por causa da pandemia do coronavírus para todo o universo do entretenimento. Com as pessoas dentro de casa e buscando conteúdos na internet 24h por dia, o TikTok e seus vídeos curtos virais, se tornou o aplicativo mais baixado do mundo, ultrapassando até o WhatsApp, de acordo com a pesquisa divulgada pelo Sensor Tower.

“É inspirador ver como essa comunidade está crescendo e ver o sucesso significativo que artistas que tiveram oportunidade através do TikTok estão tendo também fora da plataforma”, revela Roberta.

Auxiliados pela criatividade de pessoas que se divertem com desafios de dança, tendências de transformação e até esquetes cômicas, as músicas que viralizaram no Tiktok ganharam as playlists também dos streamings e das rádios. Teve até artista que assinou contrato com gravadora depois de ter estourado por lá, como por exemplo a MC Bianca e o Niack, do hit “Ôh Juliana”, que já chegou ao topo das paradas duas vezes justamente por causa da plataforma.

“Cada vez mais as músicas abraçadas pela nossa enorme comunidade de criadores se tornam hits musicais no país, ou músicas antigas vêm à tona novamente e são celebradas por aqueles que têm uma conexão emocional com elas e que vivenciaram o seu sucesso na época”, comenta a diretora. “A plataforma se tornou o ponto de partida para tendências que tomam conta de toda a internet”, completa.

@mcniackVolta comigo mozão 😭 ##foryoupage ##foryou ##ohjuliana♬ som original – MC Niack

Confira abaixo a lista de reprodução de 10 músicas mais bombaram no TikTok em 2020:

Receita para o sucesso: autenticidade

Pelo potencial de alcance do seu algoritmo, o TikTok é uma oportunidade para os artistas encontrarem novos fãs, pois a plataforma tem uma maneira única de distribuir conteúdo, dando a possibilidade de alcançar não apenas usuários que já são fãs do artista, mas também para um número ilimitado de criadores de conteúdo que não conhecem ou nunca tiveram contato com o artista.

Questionada sobre o que há em comum entre as músicas que mais fizeram sucesso na plataforma e sobre as tendências para 2021, Roberta garante: “Não existe uma fórmula, mas autenticidade, originalidade, criatividade, alegria e leveza são características comuns nos vídeos que viralizam na plataforma, pois refletem o ambiente positivo do TikTok e sua essência. Por isso, conteúdos autênticos e orgânicos que nascem na plataforma normalmente têm mais sucesso”.

Analisando 2020, é possível perceber que as músicas que se destacaram na plataforma foram as que permitiram que criadores e fãs abraçassem criatividade e a autenticidade de forma genuína e original. Por isso, para inspirar os novos criadores de conteúdo da música, pedimos para a Roberta listar alguns artistas que estão dando o que falar por lá: Luísa Sonsa, Léo Santana, Erikka, Julio Secchin, MC Niack, Giulia Be, Thiaguinho MT e a Angel.

Escrito por Rafa Ventura

De olho no rap nacional, Ludmilla confirma parceria com BIN: “Artista muito talentoso”

BBB21: Thiago Martins é um dos famosos cotados para o reality, diz colunista