O gênero “true crime” ganhou força no Brasil nos últimos anos – com um impulsionamento acentuado durante a pandemia do coronavírus – e todas as plataformas de streaming correram atrás de produzir séries e filmes para este segmento. Vários projetos estão anunciados, tanto em formato dramatúrgico quanto documental. Aqui você encontra um guia do que cada serviço de streaming está preparando!
Netflix
“Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais”
Data de estreia: 19 de setembro.
Leia mais:
- Netflix escala atriz de “Bridgerton” para “One Piece: A Série”
- Após vazamento, Netflix anuncia novidade para “Heartstopper”
- Victoria Beckham, das Spice Girls, ganhará série na Netflix
Com Javier Bardem, Chloë Sevigny, Cooper Koch e Nicholas Alexander Chavez, a antologia de true crime contará a história dos irmãos Lyle e Erik Menéndez, presos desde 1993 nos Estados Unidos por terem assassinado os pais.
“Os Quatros da Candelária”
Data de estreia: não anunciada.
A chamada “chacina da Candelária”, um marco na história do Rio de Janeiro, será tratada na série dramatúrgica do criador e diretor Luis Lomenha. Na madrugada de 22 de julho de 1993, oito meninos e adolescentes desabrigados foram mortos a tiros por policiais militares e um ex-policial, do lado de uma igreja.
Globoplay
“Vale o Escrito 2”
Data de estreia: prevista para 2025.
O universo das famílias que controlam o jogo do bicho no Rio de Janeiro fascinou os espectadores da série documental em 2023. Por conta disso, o Globoplay encomendou a 2ª temporada do documentário, com foco em outras famílias envolvidas na contravenção, para investir mais em true crime.
Prime Video
“Maníaco do Parque”
Data de estreia: 18 de outubro.
Silvero Pereira interpreta o serial killer Francisco de Assis Pereira, mais conhecido como Maníaco do Parque. O filme, dirigido por Mauricio Eça (de “A Menina Que Matou os Pais”), resgata a história que chocou o Brasil na década de 1990: o assassino que atacou 21 mulheres, matou dez delas e escondeu os corpos no Parque do Estado em São Paulo.
“Tremembé”
Data de estreia: não anunciada.
Alexandre Nardoni, Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga e Robinho são alguns dos criminosos que passaram pela Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, em Tremembé, interior de São Paulo. Essa cadeia vai virar série com Vera Egito como diretora e showrunner.
Max
“Praia dos Ossos”
Data de estreia: não anunciada.
Adaptada do podcast homônimo, a minissérie de seis episódios retratará o assassinato da socialite mineira Ângela Diniz dentro de casa, em Búzios, em 1976. Ela foi assassinada pelo companheiro Doca Street por conta de ciúmes. Marjorie Estiano e Emilio Dantas são os protagonistas, e Andrucha Waddington assina a direção.
Série documental sobre Henry Borel
Data de estreia: não anunciada.
O assassinato do menino de quatro anos Henry Borel em 2021 vai virar série documental. O projeto foi anunciado em 2022, com base no livro “Caso Henry: Morte Anunciada” de Paolla Serra. O garoto foi assassinado no apartamento em que morava com a mãe Monique Medeiros e o padrasto Dr. Jairinho, no Rio de Janeiro.
Disney+
“Volta, Priscila”
Data de estreia: não anunciada.
A história de Priscila Belford, desaparecida há 20 anos, será contada em um documentário com direção de Bruna Rodrigues. Priscila desapareceu com 29 anos no Rio de Janeiro em 2004, ao sair do trabalho para almoçar. Nunca houve pedido de resgate.