O projeto Resgate é uma iniciativa do Globoplay que busca revitalizar a rica história da teledramaturgia brasileira. Ao todo, mais de 100 novelas estão disponíveis no catálogo da plataforma de streaming — e as novidades não param. Em comunicado, foi revelado que mais três obras clássicas serão adicionadas até o final deste ano.
LEIA MAIS:
- É oficial! Globo confirma o remake de “Vale Tudo” para 2025
- Vale Tudo: Pré-produção do remake já começou nos Estúdios Globo
- Remake de “Vale Tudo” ganha previsão de estreia na Globo; veja quando será!
O gerente de Programação do Globoplay, Flavio Furtado, adiantou que títulos como “Pecado Rasgado”, “Ciranda de Pedra” e “Começar de Novo” estão confirmados para publicação pelo projeto.
“Pecado Rasgado” (1978)
A obra contava a história de amor de Teca (Aracy Balabanian) e do viúvo Renato (Juca de Oliveira), que tinha como empecilho o ciúme doentio de Estela (Renée di Vielmond) vilã apaixonada pelo mocinho, seu cunhado.
Durante a novela Stela tanto fez que conseguiu levar Renato ao altar no capítulo final. Só que ela foi desmascarada diante de toda a igreja, com uma gravação em que confessa ter sido responsável pela morte de Rodrigo (Ney Santanna), genro de seu noivo.
“Ciranda de Pedra” (2008)
Inspirada no romance homônimo de Lygia Fagundes Telles, a segunda versão da novela “Ciranda de Pedra”, escrita por Alcides Nogueira, trazia diferenças em relação à primeira, que foi escrita por Teixeira Filho e dirigida por Reynaldo Boury e Wolf Maya, em 1981. A maior delas está na ambientação da trama: a nova versão se passava em 1958, enquanto a primeira era ambientada nos anos 1940. Outra mudança foi a adição de um núcleo de humor à história.
A versão de 2008 conta, fundamentalmente, duas histórias, tendo como cenário a São Paulo de 1958: o triângulo amoroso entre Natércio (Daniel Dantas), Laura (Ana Paula Arósio) e Daniel (Marcello Antony) e o rito de passagem da adolescência para a vida adulta da jovem Virgínia (Tammy Di Calafiori), filha de Daniel, mas criada como herdeira legítima de Natércio.
“Começar de Novo” (2004)
O reencontro de um casal separado na adolescência conduzia “Começar de Novo”, novela contemporânea inspirada em “O Conde de Monte Cristo”, romance de Alexandre Dumas. No eixo narrativo estão Miguel Arcanjo (Marcos Paulo) e Letícia Pessoa (Natália do Vale), que se reveem passados 30 anos. Filhos de famílias arqui-inimigas da fictícia cidade de Ouro Negro, eles foram vítimas, na juventude, de um complô arquitetado por Lucrécia Borges (Eva Wilma), mãe de Letícia, que era contrária ao namoro da filha com o rapaz.