Neste ano, a banda Ara Ketu, uma das mais emblemáticas do Carnaval de Salvador, está completando 44 anos de história e por pouco não ficou de fora da folia. É que, nesta terça-feira (30), o grupo publicou um comunicado que dizia que a Prefeitura ofereceu um cachê incompatível e que, ao tentarem negociar, receberam uma resposta “humilhante”. Após a repercussão do caso e apoio de várias frentes, porém, a banda voltou atrás e garantiu a festa na avenida.
LEIA MAIS:
- Sob o comando de Psirico, Afropunk retorna ao Carnaval de Salvador
- Noite da Aclamação: saiba como foi o baile pré-carnaval de Léo Santana e Lore Improta
- Confira a agenda completa de Ludmilla para o Carnaval 2024!
A banda surpreendeu o público ao anunciar, através do Instagram, que estariam desistindo de desfilar na folia baiana esse ano. “Recebemos a proposta de pagamento de cachê para apresentação da banda Ara Ketu com o mesmo valor de 2017. Ou seja, congelamento de nossos serviços por 7 anos”, dizia o texto.
“Percebemos que não temos valor aqui, que não nos querem aqui, talvez pelo fato de pertencer a uma comunidade Preta e pobre, local que em nada é romantizado pela classe branca e mandatária de nosso Estado/Cidade”, publicou o perfil oficial da banda, após uma tentativa falha de negociação com a Prefeitura.
Já nesta quarta-feira (31), um dia após o desabafo, a situação mudou de cara e o Ara Ketu confirmou que vai, sim, marcar presença na festividade soteropolitana. Eles irão desfilar na quinta-feira de Carnaval, 8 de fevereiro, no circuito Barra-Ondina.
Depois de um reajuste financeiro junto ao governo e à Prefeitura, os integrantes tomaram a decisão de colocar o bloco Ara Ketu na rua como forma de homenagear a comunidade de Periperi, onde nasceram. Os abadás do bloco não serão vendidos. Parte será distribuída para a comunidade de Periperi e parte será trocada por alimentos não perecíveis, que serão doados no Instituto Ara Ketu após o Carnaval.
LEIA MAIS:
- De golpe a bloco de sucesso: relembre a trajetória de Lexa no carnaval!
- Carnaval da Bahia terá mais de 170 atrações e serviços para a garantia de direitos
- Claudia Leitte ensina coreografia de DESTRAVA e detalha projeto de Carnaval; veja!
Leia o comunicado na íntegra:
“Ara Ketu na avenida!
Vamos começar esse texto agradecendo a cada um que apoiou o Ara Ketu para que a banda não deixasse de desfilar no Carnaval de Salvador 2024. Fãs, amigos, imprensa e admiradores da cultura da Bahia. Após a mobilização do povo, o desfile do Ara Ketu foi confirmado para a quinta-feira de Carnaval, no circuito Barra-Ondina.
As conversas com o governo e a prefeitura foram retomadas e houve o entendimento da importância cultural do Ara Ketu como bloco afro, com os devidos ajustes financeiros.
Com isso, colocaremos a banda e o Bloco Ara Ketu na rua como forma de homenagear a comunidade de Periperi, onde nascemos.
Os abadás do bloco não serão vendidos. Parte será distribuída para a comunidade de Periperi e parte será trocada por alimentos não perecíveis, que serão doados no Instituto Ara Ketu após o Carnaval.
Somos Ara Ketu, somos filhos de Odé! Esse será o tema do nosso desfile e convidamos todos vocês para o reencontro na avenida!
Mais uma vez, gratidão!”